Outubro Rosa desperta atenção à saúde da mulher

Publicado em 13/10/2018 00:10

Em Santa Fé do Sul atividades serão realizadas em alusão aos cuidados preventivos ao câncer de mama

Por Lilian Castilho

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. É um movimento que surgiu na década de 90 e vem realizando atividades e promovendo ações que atuam na prevenção e no tratamento do câncer de mama e do colo do útero.
Em atenção à saúde da mulher, Santa Fé do Sul receberá de 22 a 26 de outubro, a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que realizará aproximadamente 350 exames de mamografia, previamente agendados nas Estratégias de Saúde da Família do município.
Sobre as ações do Outubro Rosa, a reportagem de O Jornal conversou com uma moradora da cidade, que não quis se identificar, que reforça a importância das ações de conscientização do Outubro Rosa. “As mulheres precisam quebrar o tabu e realizar os exames sempre que possível. Eu fui diagnosticada com nódulo na mama, estou em tratamento e o exame foi essencial para isso”, disse.
A moradora contou ainda que fez o exame em uma das atividades do Outubro Rosa, sem intenção, estimulada por uma amiga. “Ela falou tanto sobre o assunto que parecia estar adivinhando, mas foi por meio dessa insistência que posso me curar, se o tratamento der certo”, enfatizou.
Outras atividades
A Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolverá outras atividades em celebração ao Outubro Rosa. “Durante todo o mês teremos um olhar mais atento à saúde das mulheres”, disse a secretária municipal de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira.
Desde o dia 1º de outubro, nas salas de esperas das Unidades de Saúde da Família os agentes de saúde estão orientando as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e outros temas relacionados à saúde da mulher.
Na próxima quinta-feira, dia 18, a partir das 15:00 horas, na Praça Salles Filho, será realizada uma concentração com os servidores municipais de Saúde, com os funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/SP, do AME – Ambulatório Médico de Especialidades – e do Unifunec, para a distribuição de folders e orientação sobre os exames preventivos para as mulheres.
Exames e prevenção
“Quero lembrar também que os exames preventivos acontecem semanalmente nas ESFs, às terças-feiras”, ressaltou Rosana. A secretária Municipal de Saúde disse ainda que no ano de 2017 foram realizados 1.079 exames e, neste ano, até o mês de setembro já foram realizados 847, sem contabilizar os exames feitos na carreta de Barretos.
De acordo com o INC – Instituto Nacional de Câncer -, estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
Controlar o peso corporal e evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir a doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Última Edição