SANTA FÉ DO SUL

Publicado em 28/06/2022 14:06

Por Gilberto Antônio Luiz

A cidade, o Estado-membro e o País não é algo acabado. É uma construção feita em um território e por pessoas que marcam a memória afetiva da gente.
Santa Fé do Sul foi construída por pessoas especiais, a começar pelo seu fundador Dr. Hélio de Oliveira, pessoa de uma inteligência fugaz, cordada e criativa só poderia então ter como resultado de seu trabalho uma cidade com as mesmas características.
Na minha nobre classe, dos advogados, temos o Dr. Alcides Silva, pioneiro na advocacia e também no jornalismo, pois foi o diretor deste semanário por muitos anos.
O saudoso advogado criminalista, hoje nome da Casa da Cidadania e dos Advogados Dr. Eduardo Teixeira Brancato deixou marcada a história de Santa Fé do Sul, pois teve atuações brilhantes no Tribunal do Júri.
O Zé Preto, pai do Zé Lincoln, da Santa Paula, bem representou os empresários santafessulenes na história desta cidade. O Toninho Bartolo e o senhor Manoel Tobal, na época do café fortaleceram a economia local na compra e venda de cereais. Hoje destacam-se a Yoga e a Flash Cover, dos meus amigos Gabriel e Márcio.
As comunicações radiofônicas lembramos dos saudosos Arlindo Suto e José Gonçalves e ainda na ativa o meu amigo Nestor Machado, pessoas que marcaram época em nossa cidade.
O meu padrinho, o saudoso professor César Whitaker, seus pais e família sempre estiveram presentes nos acontecimentos dessa urbe.
Faz parte integrante de nossa história o meu amigo Edson Watanabe e aqui também representa toda a galera nipônica que ativamente contribuiu para a construção de nosso município.
A Casa Santa tem na direção hoje José Biscassi, dentre tantos companheiros que cuidaram da saúde do nosso povo.
Contadores, quero homenagear todos na pessoa do Irineu Curti e do saudoso José Guimarães, que colaboraram no progresso de nossa querida cidade.
De Pacheco a Mura, todos os prefeitos, a seu tempo, deram contribuição para o desenvolvimento de Santa Fé do Sul, mas Antonio Carlos Favaleça e Armando Rossafa fizeram parte dessa história como protagonistas e que tive a oportunidade de ver e participarmos juntos em épicas disputas eleitorais. Getúlio Faria e Bidas, dentre outros, foram os vereadores que pulsaram o coração no Poder Legislativo local.
Corte de cabelo: o senhor Manoel e o Toninho Barbeiro, além do Edu, fizeram época em nossa cidade e foram ou são cidadãos ativos e participantes de nossa cidade.
A Ficcap faz nos lembrar do saudoso doutor Adalto (sic), do Braz, do Pedrão e tantos outros ícones de nossa agricultura-pecuária a realizarem a festa do povo.
Médicos de Santa Fé do Sul lembramo-nos dos pranteados Dr. Rodolfo Abdo, Anibal, e Celso Xavier e também do Dr. Elvécio pelos serviços prestados em favor da saúde de nosso povo. Dentista, o dr. Vasco é nosso profissional e amigo racheiro de destaque, juntamente com Gino Ribeiro e esse completando 70 anos, com Santa Fé na alma e no coração.
As pessoas e famílias são numerosas, mas nestes 74 anos, na minha coluna semanal, faço essa pequena reminiscência, bem conservada em minha memória afetiva – não que outras pessoas não tenham contribuído – porém como forma de parabenizar essa comunidade – que deram vida a uma cidade, que sabe escolher os seus representantes e o seu destino.

Última Edição