Secretaria de Saúde adquire materiais para atendimento de Fonoaudiologia e Psicologia

Publicado em 31/07/2021 00:07

Da Redação

O Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu materiais para melhor atender os pacientes de Fonoaudiologia e Psicologia da Clínica de Atenção à Saúde (Clias) e das unidades de saúde responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes. Foram adquiridos testes, jogos pedagógicos, livros e brinquedos.
Na Psicologia, os materiais auxiliarão no desenvolvimento das atividades de psicoterapia infanto-juvenil, avaliação psicológica em crianças e adolescentes até a faixa etária de 14 anos. As sessões são desenvolvidas de acordo com diferentes demandas, como transtornos comportamentais, ansiedade, dificuldades de aprendizagem e escolares, intervenção com crianças e adolescentes autistas (TEA), habilidades sociais, orientação aos pais, atendimento ao Programa de redução de obesidade infantil (Proi) e outras temáticas que envolvem aspectos psicológicos da infância e adolescência.
O atendimento psicológico com crianças e adolescentes necessitam de instrumentais apropriados e lúdicos devido às peculiaridades dessas fases do desenvolvimento. Por meio de jogos e técnicas específicas, as crianças conseguem compreender e organizar suas emoções com a ajuda do psicoterapeuta. As psicólogas responsáveis pelos atendimentos são Dalva Alice Rocha Mól e Maria Paula Domingos da Fonseca.
O setor de Fonoaudiologia utiliza materiais específicos para a avaliação e intervenção no desenvolvimento da fala, linguagem escrita e verbal, dificuldades em leitura, disartria, gagueira e transtorno do espectro autista.
O atendimento fonoaudiológico estende também ao público de adultos e idosos que apresentam dificuldades relacionadas à fala, voz, sequelas neurológicas, inclusive na reabilitação de pacientes que apresentam dificuldades devido às complicações da Covid-19. Os atendimentos são realizados pelas fonoaudiólogas Luciane Mainard e Karythanya Cunha Castilho.
A Secretaria de Saúde prima pelo atendimento de qualidade oferecido à população que é direcionada ao Clias pelas Estratégias de Saúde da Família, e pelas escolas do município.

Última Edição