Sindicato Rural e Senar oferecem novos cursos para a população

Publicado em 9/08/2018 00:08

Por Bárbara Scholl

O Sindicato de Santa Fé do Sul e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –, em parceria com as prefeituras da região, disponibilizam neste mês de agosto três novos cursos, sendo eles o de Processamento Artesanal de Leite-Técnica; Orquídeas e Utilização da Cana de Açúcar na Alimentação.
Em entrevista a O Jornal, o coordenador do Senar, Emerson Ronaldo Assi, relatou que a finalidade dos cursos é capacitar os produtores para que eles possam adquirir conhecimentos na área que atuam e terem um melhor efeito no trabalho desenvolvido em suas propriedades, e, dessa maneira, melhorar a renda. Todos os cursos que Sindicato Rural e Senar oferecem são totalmente gratuitos e com certificados que são reconhecidos nacionalmente.
De 13 a 16, acontecerá o curso de Processamento Artesanal de Leite-Técnica, em Santana da Ponte Pensa, que atenderá 20 participantes, e será ministrado pelo instrutor do Senar Alexandre Pereira, com carga horária de 32 horas. Os participantes aprenderão sobre como preparar o requeijão cremoso, o iogurte natural, o leite condensado e outros produtos.
Entre os dias 20 e 22, haverá o curso de Orquídea, em Nova Canaã Paulista, para cerca de 15 pessoas, ministrado pelo instrutor do Senar Januário Cunha de Melo, e terá a carga horária de 24 horas. Os participantes aprenderão sobre adubação orgânica, replantio de plantas jovens, técnica da propagação por semente, entre outras técnicas. Este mesmo curso também será realizado em Santa Fé do Sul, de 23 a 25.
Para finalizar os cursos do mês de agosto, será realizado nos dias 23 e 24, o curso de Utilização da Cana de Açúcar na Alimentação, em Nova Canaã Paulista, que será ministrado pelo instrutor do Senar Álvaro Raruo Shiota, e terá a carga horária de 16 horas. Os participantes apenderão sobre o alto valor energético da cana de açúcar, materiais e equipamentos para ensilagem, período da colheita entre outros.
Emerson Assi destacou que o curso de Orquídea já foi realizado há alguns anos, mas que este ano é a primeira vez que será realizado em duas cidades. “Nós sabemos que aqui no município e na região há muitos produtores de orquídeas, mas eles não conhecem todas as técnicas de produção da planta, de adubação e o plantio correto. Portanto, a necessidade de trazer esse curso é justamente para quem tem a plantação de orquídeas ou quem pretende desenvolver essa atividade para produzir em grande escala. Esse curso também serve para a dona de casa que gosta de plantas”, ressaltou.
Todos os materiais usados nos cursos são fornecidos pelo Sindicato Rural e Senar, gratuitamente, inclusive as refeições.
Quem tiver interesse em participar dos cursos, basta entrar em contato pelo telefone 3631-1611, ou ir até o Sindicato, localizado na rua 15, n° 620, ou até mesmo na Casa do Agricultor, onde são oferecidos os cursos.
“É importante que os produtores participem desses cursos, porque irão obter mais conhecimento e consequentemente agregar mais valor aos produtos preparados por eles. São oportunidades que eles têm para ter um melhor crescimento profissional”, finalizou Emerson Assi.

Última Edição