Tópicos da Semana – Edição de 17/06/2022

Publicado em 27/06/2022 15:06

Por Lelo Sampaio

Eita, vírus
De acordo com o boletim informativo da Secretaria de Saúde Santa Fé do Sul, o município conta com 161 óbitos por complicações da Covid-19, ocasião em que uma senhora de 94 anos, que encontrava-se internada na Santa Casa de Santa Fé do Sul, faleceu. A paciente portava comorbidades e estava com o esquema vacinal completo.

Isolamento?
Muitas pessoas podem até pensar que os números de internações e óbitos caíram, o que é fato, mas devemos considerar que o município conta, de acordo com o boletim, com 304 pessoas em “isolamento domiciliar”.

Medidas
Na suspeição da infecção pelo coronavírus, o paciente e sua família devem ser instruídos a realizar o isolamento domiciliar, a fim de evitar o contágio de outras pessoas. Se não há o cumprimento do isolamento, o ideal é fazer uma denúncia para a vigilância epidemiológica do município, que repassa para a equipe de saúde da família mais próxima da residência do paciente. Medidas mais drásticas devem ser tomadas, caso o paciente, mesmo assim, resista em não permanecer isolada, como, por exemplo, o registro de um boletim de ocorrência.

José Biscassi
O provedor da Santa Casa de Santa Fé do Sul, José Biscassi, esteve internado na UTI do Hospital de Base de São José do Rio. Ele sofreu um princípio de infarto no último domingo (5). Na última terça-feira (14), a diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia informou, em nota que Biscassi encontra-se em sua residência com quadro clinico estável, onde aguarda o agendamento da data da cirurgia de revascularização cardíaca pela equipe medica que assiste o seu caso em São Jose do Rio Preto.

Sem concurso
A 1ª seção do STJ definiu que “a contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública”, como publicado pelo Migalhas.

Sustentabilidade
Em Congresso realizado pela Uniara, o advogado Gilberto Antonio Luiz apresentou o trabalho intitulado “Avaliação Ambiental do Parque Ecoturístico da Areia Branca: Subsídios para Conservação Ambiental Local”, que fala sobre o Parque Ecoturística da Areia Branca de Três Fronteiras, analisando a ocupação antrópica do local e os possíveis impactos aos serviços ecossitêmicos. O advogado Gilberto Antonio Luiz se sente feliz em participar de assuntos que dizem respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Última Edição