Tópicos da Semana – Edição 10/07/21

Publicado em 10/07/2021 00:07

Por Lelo Sampaio

Rejeitando contas
O ex-prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, esteve presente na última sessão camarária realizada nesta segunda-feira (5). O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deu parecer contrário às contas do exercício de 2021 do então prefeito que precisa de seis votos para derrubar a decisão do TCE-SP.
Punição iminente
O referido parecer deverá ser votado no próximo mês, quando se dará a volta do Legislativo. Acontece que a base aliada de Ademir Maschio tem cinco votos e ele terá que convencer pelo menos um vereador da base governista para que não sofra punição do Tribunal de Contas, pois, se isso ocorrer, ele poderá até mesmo perder seus direitos políticos.
Não!!!
Consta que ele teria se reunido com os quatro vereadores da base governista: José Rollemberg (MDB), Murilo Basi (PSL), Terezinha do Gavas (PSL) e Wagner Pereira Lopes (MDB) para pedir apoio e, então, rejeitar o parecer do Tribunal de Contas. Comenta-se que ele teria ouvido um não dos referidos edis.
Aporte
Ao que parece, o placar será de cinco a quatro para Ademir, número insuficiente para absolvê-lo da rejeição do TCE-SP, que se baseou essencialmente nas incoerências nos repasses ao Instituto Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SantaFéPrev), pois, naquele ano, com autorização do Legislativo, parcelou o aporte ao instituto.
O xis da questão
O TCE-SP entendeu, entretanto, que o ex-prefeito deveria ter tido autorização de lei federal, e não municipal, daí o xis da questão.
Pré-candidatura
O advogado Gilberto Antonio Luiz acaba de se lançar pré-candidato a deputado federal pelo PT. Segundo ele, sua pré-candidatura representa uma alternativa à região e aos municípios, pois atuará em favor do municipalismo e do desenvolvimento regional. Segundo ele, o PT tem boa mensagem na discussão de problemas nacionais e, com sua, pré-candidatura ele quer inserir uma nova visão: a de que o Estado não funciona se os municípios não funcionarem.

Última Edição