Tópicos da Semana – Edição de 15/02/2020

Publicado em 15/02/2020 00:02

Por Lelo Sampaio
Charge: Leandro Gusson (Tatto)

O bom descanso
Na última segunda-feira (10) o prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, convocou uma coletiva de imprensa para anunciar o nome do novo superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O advogado Milton Carvalho, popularmente conhecido como Troia, irá comandar a autarquia. Armando pediu exoneração do cargo na sexta-feira da semana passada e, diferentemente do que muito se comenta, o motivo de sua saída seria para descansar e estar mais próximo de sua família.
Incorruptível
Homem íntegro e de um caráter inquestionável, Armando Rossafa é daquelas figuras públicas que luta pela cidade com unhas e dentes, sem visar exclusivamente o dinheiro que recebe, até porque já foi prefeito de Santa Fé do Sul por duas vezes e superintendente daquela autarquia também por duas ocasiões, e sempre se empenhou ao máximo para fazer o seu melhor.
Cabeça política
Homem respeitável, digno, simples, às vezes cabeça dura, mas de uma honestidade inquestionável. Sempre lidou com a coisa pública com o maior zelo e responsabilidade, e a ele devemos todas as nossas honrarias, pois foi e continua sendo umas das grandes cabeças da política local.
De volta pra casa
Os vereadores de Santa Fé do Sul retomaram as sessões ordinárias na última terça-feira (11), após o recesso parlamentar que iniciou-se em dezembro do ano passado. Entretanto, antes os vereadores atenderam duas convocações extraordinárias do prefeito Ademir Maschio, uma em 18 de dezembro e a outra em 20 de janeiro deste ano.
Extraordinárias
Na sessão do dia 18, os vereadores da base aliada ao prefeito aprovaram um parcelamento de débitos da Prefeitura com o Instituto Municipal de Previdência Social (SantaFéPrev) de aproximadamente R$ 2,6 milhões, em 48 meses e na primeira sessão extraordinária deste ano foram aprovados projetos de abertura de crédito adicional pelo Executivo e repasses financeiros para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul.
Projetos aprovados
Na sessão da última terça-feira (11), dentre os projetos aprovados de autoria do Executivo municipal estão o que “autoriza o Poder Executivo da Estância Turística de Santa Fé do Sul a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, e dá outras providências”, o que “autoriza o Poder Executivo da Estância Turística de Santa Fé do Sul a abertura de crédito adicional suplementar no âmbito dos programas de trabalho do orçamento vigente, e dá outras providências”, o que “dá nova redação ao art. 2º alterando o § 3º, da Lei nº 3.585, de 20 de julho de 2017 e revoga o §1º do art. 3º da Lei nº 2.963, de 5 de junho de 2012”.
E mais
Outros projetos aprovados foram o que “autoriza o Poder Executivo a outorgar a concessão onerosa de uso de espaço público para a exploração e comercialização de comidas e bebidas por um veículo denominado “Food Trucks”, nas dependências da ”Praça Calixto Rossafa Garcia” e o que “autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul com a finalidade de viabilizar em caráter complementar, atendimento médico-hospitalares e ambulatoriais a toda a população, por meio de recursos federais do Teto da Média e Alta Complexidade”.
Requerimentos aprovados
Dentre todos os requerimentos aprovados, citamos alguns, como o de autoria dos vereadores Marcelo Favaleça e Jhonatan Magalhães, requerendo ao prefeito Ademir Maschio e ao secretário de Obras, José Soares, para que informem por qual motivo não foi incluso no Pacote de Obras Programadas do Governo, a reforma da Praça “José Roberto Filho”, mais popularmente conhecida como Praça Santa Fé, na Vila Mariana, se existe previsão de reforma da praça, e se, em caso positivo, quando a mesma será realizada.
II
Dentre outros assuntos, o vereador Evandro Mura pediu para que fosse oficiado ao prefeito Ademir Maschio para que seja informado qual o valor gasto com a reforma ou revitalização de cada ponto de ônibus. Pede também que o edil apresente um memorial descritivo e planilha orçamentária de todos os pontos de ônibus que foram reformados ou revitalizados.
III
Já o vereador José Rollemberg pediu que o prefeito esclareça o porque não está sendo agendado o uso da máquina pá carregadeira para os produtores rurais, qual a previsão legal para a paralisação dos serviços prestados, quais são as máquinas que estão disponíveis para os produtores rurais atualmente de forma exclusiva. Requer ele também uma cópia dos convênios que garantem o uso destes equipamentos para os produtores rurais.
Indicações
Foram também feitas diversas indicações encaminhadas ao prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, e outras autoridades, nas quais todos os nove vereadores participaram ativamente, como Marcelo Favaleça. Leandro Magoga, José Rollemberg, Ronaldo Lima, Neiva Souza, Renato Ferraz, Aniceto Facione, Jhonatan Magalhães e Evandro Mura.

Última Edição