Tópicos da Semana – Edição de 17/02/18

Publicado em 17/02/2018 00:02

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).

Boas-novas
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul acaba de assinar um contrato com a empresa Sarro Arte e Artesanato LTDA. – ME, do artista plástico Adélio Sarro, no valor de R$ 246 mil global, com fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra, conforme Memorial Descritivo/Artístico, Planilha Orçamentária, Cronograma Físico Financeiro, Quadro de Composição do BDI e Convênio 074/17 – ST – Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – para a execução de obras de arte “Monumento à Cultura -70 anos” e “Abrigo de Parada de Ônibus Temático”, a serem executados na Praça dos 70 anos, na Avenida Navarro de Andrade, esquina com a Rua 17.
A verba vem…
Embora os tipos dos monumentos não tenham sido ainda definidos, trata-se de uma importante ação da Administração Municipal, cujo objetivo é deixar a cidade ainda mais bonita e atrair cada vez mais turistas. É sempre importante frisar que Santa Fé, como Estância Turística, recebe uma verba do Dade justamente destinada a esses tipos de empreendimentos, e isso é importante afirmar para que não corramos o risco de alguns desavisados, sem conhecimento de causa, choraminguem por aí nos microfones da vida. .
Mundo afora
Sarro, além das mais diversas localidades do Brasil, já expos seus trabalhos nos mais diversos países, como no Japão, Itália, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, França, Portugal, Nicarágua, Alemanha, Suíça, Bélgica, Austrália, Rússia, Polônia, Eslováquia e China.
O artista
Adélio Sarro é o idealizador de diversos monumentos na cidade, como Monumento aos 60 anos – Marco Zero, que retrata a cultura e o turismo de nossa cidade. Inaugurado em 2008, o obelisco, como é denominado, possui 17 metros de altura e está localizado no cruzamento das Avenidas Navarro de Andrade e Conselheiro Antonio Prado.
E outro
Outra obra bastante importante é o Monumento à Pesca, ao Trabalho, ao Lazer e à Mulher, de 2006, localizado no trevo da Rodovia Prefeito Ettore Bottura (SP- 595), que faz alusão ao alimento, o trabalho, a vida e a participação da mulher na sociedade.
Esporte
O Monumento ao Esporte, que simboliza os desportistas e equipes esportivas de Santa Fé do Sul, as habilidades e universalização do esporte, também foi inaugurado em 2006, fica localizado na Avenida Paulo Nunes da Silva, próximo ao Campus III da Funec.
Colonizadores e Imigrantes
Também de 2006, o Monumento dos Colonizadores e Imigrantes simboliza o trabalho e a união dos colonizadores e imigrantes que ajudaram a construir Santa Fé do Sul. Fora construído também no ano de 2006, e está situado no cruzamento das avenidas Navarro de Andrade e Dr. Waldemar Lopes Ferraz.
E mais…
Outra grande obra do artista plástico é o Monumento dos Estados, simbolizando o encontro dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e o marco zero do Rio Paraná, que nasce do encontro entre os rios Paranaíba e Grande. Localiza-se na Praça Salles Filho e é datado de dezembro de 2006.
Portal
Logo na entrada principal da cidade está localizado o Monumento Pórtico, também construído no mesmo ano. Possui o formato de um veleiro, simbolizando a conquista, o movimento, o progresso e a troca de experiência e vibrações positivas entre moradores e visitantes.
Nossas águas
Localizado na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, no Pontilhão da Vila Mariana, o Monumento Caminho das Águas, construído em 2008, o Monumento Caminho das Águas que dá acesso à orla de ranchos, como as Águas Claras, Vale do Sol e o Corredor Almeida Prado, simboliza a abundância das nossas águas e a pesca.
Boas-novas II
No dia 21 de setembro de 2016, foi protocolado, no Conselho Estadual de Educação de São Paulo, o projeto de credenciamento do Centro Universitário da Funec. Elaborado pela diretora pedagógica da instituição, professora doutora Sâmira Ambar Lins, juntamente com a equipe de coordenadores de cursos e pelo Setor de Projetos.
Boas novas III
Na ocasião, a diretora pedagógica disse que a expectativa da equipe da Funec era grande, até porque será um ganho considerável para a instituição, que passará a ter mais autonomia sob os aspectos pedagógicos, inclusive, registro de diplomas, e para o município, que já tem um grande orgulho das faculdades e, certamente, como Centro Universitário, a consolidação da excelência do ensino será ainda maior.
Boas novas IV
Um passarinho verde me contou que a Funec não só está prestes a se transformar em Centro Universitário como também contará com o curso de Medicina, curso este que deve chegar já no próximo ano.
Municipalidade
Para os que torcem contra, a Administração Municipal e Funec vão de vento em popa, muito bem, obrigado, e isso se deve ao trabalho incansável do prefeito Ademir Maschio; do presidente da Funec, Aderval Morreti; da diretora pedagógica da instituição, professora doutora Sâmira Ambar Lins; ao diretor Executivo Fábio dos Reis Vicenzi; e de tantos outros.

Última Edição