Tópicos da Semana – Edição de 19/08/17

Publicado em 19/08/2017 00:08

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).
O nosso orgulho!!!
Não é novidade para ninguém que a Funec – Fundação Municipal de Educação e Cultura – de Santa Fé do Sul é o grande orgulho da maioria dos santafessulenses e de milhares de alunos que nela se formaram. Neste ano, em que completou 41 anos de existência, já é, sem dúvida alguma, considerada uma das melhores do Estado de São Paulo, e isso se deve ao trabalho incansável de seus presidentes, curadores, professores e demais funcionários atuais e dos também que por lá passaram.
Em boas mãos
Atualmente é presidida por Aderval Morreti, aluno do curso de Administração da Funec entre 2005 e 2008, com pós-graduação em Gestão Empresarial; diretor administrativo do Consagra; diretor executivo da instituição entre 2013 e 2016. Juntamente com a diretora geral, professora doutora Sâmira Ambar Lins, que ingressou na Funec em 1999, integrando o quadro de docentes da instituição, tendo sido também assistente de coordenação do curso de Odontologia e ocupado inúmeras comissões internas de ensino, compondo o quadro de especialistas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, além de ser membro da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior; e com o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, Fábio dos Reis Vicenzi, o Sabão, hoje diretor executivo da Funec, tem desempenhado um trabalho impecável, e o resultado não poderia ser melhor: ensino de ótima qualidade para aproximadamente três mil alunos, não só da cidade ou do Estado de São Paulo, mas também dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás, Tocantins e Rondônia.
Alunos
Somente este ano a Fundação teve aproximadamente novecentos novos alunos, e nestes anos todos já formou em torno de 15 mil profissionais nos cursos superiores de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Aquicultura, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Turismo, Serviço Social, Matemática, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Letras, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Sucroalcooleira e Psicologia; e nos cursos técnicos de Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho.
História
A história da Funec começa em 1976, quando o ex-diretor responsável deste semanário, Alcides Silva, numa longa viagem a São Paulo, leva a documentação necessária para que a Fisa fosse regularizada, tendo instalado, por definitivo, no Campus I, o curso de Educação Física.
Conselho Curador
O primeiro Conselho Curador e vitalício foi composto pelos saudosos Alcides Silva, Mario Alves Gobbi, Jerônimo de Paula, Celso Xavier, Antônio Cézar Albergaria Witaker e Arlindo Sutto. Atualmente é composto por Aderval Morreti, Antonio Elpidio Prado, Ceju Morikawa, Emerson Ronaldo Assi, Gustavo Goes Assis, Milton Ricardo Batista Carvalho, Éderson Mella Ternero, Luiz Antonio Bermal Salvador, Onório Norio Kobayashi, José Clemente e Edgard Santim Buosi.
Professores e demais funcionários
Hoje, na Funec o quadro de professores é composto por 220 docentes de Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Fernandópolis, Jales, Araçatuba, São José do Rio Preto, Pereira Barreto, São Carlos, Jataí, Dracena, Birigui, Iturama, entre outras, nos diferentes cursos. No total, o quadro de funcionários da Funec conta com 379 servidores, entre professores, colaboradores e terceirizados.
Objetivo
A Funec tem como objetivo preparar, por meio do ensino de qualidade, profissionais qualificados para o mercado de trabalho, bem como agregar valores éticos e humanitários para contribuir com o desenvolvimento social da região e do nosso país, fortalecendo-se no cenário educacional, em âmbito nacional, promovendo educação de excelência.
Seus presidentes
De 1976 até hoje, a Funec teve 12 presidentes, sendo eles José Benedito Calazans (in memoriam), de 1976 a 1989; Alípio Antunes Filho, de 1989 a 1992; Moacir Carlos de Almeida (in memoraim), de 1992 a 1993; Salvador Pitaro Neto, de 1993 a 1998; Valcir Herrera Rodrigues, de 1998 a 2000; Antônio da Silva Proni, em 1989 e de 2001 a 2003; Anésia Sodré Coelho de janeiro a abril de 2009; Dirceu dos Reis, de 2009 a 2010; Edevaldo Rodrigues Pinto, de 2010 a 2012; Ademir Maschio – 2013 a junho de 2016; Gustavo Goes de Assis, de junho a dezembro de 2016.
Os Campi
A Funec atualmente possui três campi. O Campus I, onde funciona o curso de Direito; o II, com os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Aquicultura, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Letras, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Sucroalcooleira e Psicologia; e o Campus III, com o curso de Educação Física e os cursos técnicos.
Menina dos olhos
A menina dos olhos, com significado tão especial para a grande maioria da população, já é uma jovem senhora, madura, séria e comprometida com a formação acadêmica, social e cultural de milhares de pessoas. Embora seus diretores, coordenadores e presidente sejam modestos ao afirmar, em breve se tornará a Universidade de Santa Fé do Sul, o que encherá ainda mais de orgulho toda a população.
Última Edição