Tópicos da Semana – Edição de 25/11/17.

Publicado em 25/11/2017 00:11

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).

No último minuto
A grande maioria dos brasileiros tem certa fama de deixar para cumprir seus compromissos sempre na última hora, seja para comprar os presentes de Natal, para pagar alguma conta, ou até mesmo para chegar a uma reunião de trabalho ou resolver compromissos perante algum órgão do governo ou Justiça.
Mexeu no bolso
Eis que nesta semana correu pelo WhatsApp uma falsa notícia de que a Justiça Eleitoral estaria dando o prazo até o dia 7 de dezembro para os eleitores “atrasados” fazerem o cadastramento da biometria, pois, se assim não o fizessem, pagariam uma multa de R$ 150,00, além de terem cancelados alguns documentos pessoais, como o CIC, RG e CNH. Pimba!, Não deu outra, o Cartório Eleitoral de Santa Fé do Sul ficou tão abarrotado de pessoas que quem passava em frente ao prédio pode notar uma fila de pessoas na calçada, chegando a tumultuar o trabalho dos servidores. Há, há, há, os eleitores apressadinhos estavam todos desesperados.
A verdade
Evidentemente que a mensagem era falsa, até porque o TSF – Tribunal Superior Eleitoral-, órgão sério como é, não deixaria um ‘recadinho’ como este naquele aplicativo de mensagens. É claro que o eleitor deve ficar atento quanto aos prazos estabelecidos por seus respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, porém cabe lembrar que a legislação eleitoral não prevê, em hipótese alguma, o cancelamento de outros documentos a não ser o título de eleitor caso o eleitor fique três eleições consecutivas sem votar ou justificar ou não compareça ao cadastramento biométrico obrigatório, que serve como uma atualização do cadastro de eleitores.
Campanha
Há vários meses a Justiça Eleitoral vem fazendo uma ferrenha campanha de esclarecimento sobre a necessidade de o eleitor fazer a biometria. Entretanto parece mesmo que o cidadão prefere mesmo acreditar na falsa notícia, até porque mexeu no bolso, a dar atenção aos comunicados da Justiça Eleitoral, da imprensa, e de outros meios usados.
Somos assim mesmo?
Este tipo de situação não ocorre isoladamente. A Receita Federal divulga prazos, comenta as normas válidas para as declarações do imposto de renda, e avisa que não haverá adiamento dos prazos. Os contadores enlouquecem quando, bem no último minuto do segundo tempo, são procurados por clientes desesperados. O site fica atolado em função dos acessos, o que resulta num sistema inoperante.
E mais…
Vestibulandos perdem o horário do exame porque o ônibus atrasou, porque se esqueceram do horário de verão, não estudaram o percurso com antecedência, esqueceram os documentos em casa. Para fazer exame ginecológico não há tempo, e as filas no posto de saúde desanimam qualquer mulher. Mas essa mesma pessoa não vê problema em esperar no salão de beleza ou na entrada do estádio onde assistirá a um show, ou na porta da balada, talvez na fila do supermercado.
Procrastinando…
Quem adia coisas, se enrola e enrola aos outros, vive em fuga, comete um autoengano e mais tarde terá de prestar contas a si mesmo e se sente frequentemente ansioso, em débito com a vida, improdutivo, sem poder se divertir de verdade, em culpa e sem fazer de vez o que precisa. Caso mude seu padrão, a pessoa tornar-se-á capaz de colher bons frutos, em ambos os domínios da existência, no lazer e no dever, mas parece mesmo é que gostamos ou não conseguimos nos livrar do “depois eu vejo isso”, e nesta procrastinação vamos empurrando com a barriga nossos compromissos. Somos brasileiros e este parece mesmo ser o nosso jeito de ser.
Quem dá menos?
A Câmara Municipal de Santa Fé do Sul realizará a licitação, modalidade Pregão Presencial, ou seja, quem dá menos, para a contratação de empresa de Rádio para a transmissão “ao vivo” das sessões ordinárias e extraordinárias a serem realizadas nos próximos anos. Resta saber quem será a vencedora, pois, se ocorrer conforme o padrão, a briga deverá ser grande.
Transporte para pacientes
Em detrimento do processo de padronização da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população, a partir da próxima segunda-feira, dia 27, o Setor de Agendamento de Transportes de Pacientes funcionará de segunda a quinta-feira, das 7:20 às 15:00 horas, e as sextas-feiras e vésperas de feriado, das 7:20 às 13:00 horas. Em feriados, pontos facultativos e sábados e domingos o departamento permanecerá fechado.
Ambulância
Para o uso de ambulâncias, o agendamento deve acontecer no mínimo com cinco dias úteis de antecedência, mediante a apresentação da prescrição médica, especificando a necessidade da ambulância, e com o CID – Catálogo Internacional de Doenças –.
Vans e ônibus
Para o transporte com vans e ônibus, o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde com cinco dias de antecedência, munido da prescrição médica ou o comprovante de agendamento de consultas e exames.
Acompanhantes

O usuário terá direito a um acompanhante, de sua livre escolha, para auxiliá-lo em todas as etapas do transporte e estadia na cidade de destino. Menores de três anos terão direito a dois acompanhantes, preferencialmente os pais ou responsáveis.

Última Edição