Tópicos da Semana – Edição de 29/02/2020

Publicado em 29/02/2020 00:02

Por Lelo Sampaio
Charge: Leandro Gusson (Tatto)

E dá-lhe chuva
Santa Fé do Sul, carinhosamente chamada de Terra do Sol, não tem feito jus ao nome nos últimos dias. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Fé, em janeiro choveu 73,8 milímetros e este mês, pasmem, 200,2 milímetros, ou seja, muito mais que o mesmo período do ano passado, e isso é muito bom, pois pelo menos nos dá um “refresco” para os dias efervescentes que costumamos viver nesta época do ano, quando a temperatura atinge a casa dos quarenta graus.

Mês atípico
Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), fevereiro foi realmente um mês bastante chuvoso na região Noroeste Paulista. Para termos uma ideia, somente na última terça-feira (25) choveu 18 milímetros. Embora tenha caído muita água durante o Carnaval, a folia em Santa em Santa Fé do Sul não foi prejudicada e nenhuma ocorrência grave foi registrada.

O bicho vai pegar
E por falar em água rolar, findado o Carnaval o Brasil, agora, se volta para as eleições municipais e, pelo que podemos perceber, aqui em Santa Fé a briga deverá ser uma das mais ferrenhas da história do município.

Ah, as pesquisas
Consta que há uma pesquisa de intenção de votos já em mãos de algumas pessoas da cidade, pesquisa esta que não foi registrada. Entretanto, o que se sabe é que logo mais termina o prazo para que os interessados se filiem aos seus partidos. O que sabemos é que em Santa Rita D’Oeste irá para a reeleição o atual prefeito Alaor Pasian. Em Rubineia, Cidão Goulart ainda não se decidiu se entra na disputa eleitoral. Consta que doutor Davi deverá ser candidato e Lugato também.

Em Santa Fé
Em Santa Fé do Sul, Ademir Maschio e Alcir Zaina já afirmaram que sairão como candidatos à reeleição. Na cidade, na disputa também sairá o atual vereador Evandro Mura, e consta que Toninho do Taxi e Ricardinho também. Aliás, Ricardindo teria dito que teria vontade de disputar a eleição e que provavelmente receberia os tais votos de protesto, pois foi justamente o que aconteceu com ele no passado. Dizem também que Edson Ferreira, conhecido como Negão da Rádio, esta semana teria se filiado a um partido, e o comentário é que ele deverá se lançar a pré-candidato ao pleito se a cidade apresentar três candidatos a prefeito.

Câmara Municipal
Os vereadores da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizaram na noite da última quarta-feira (26), a segunda Sessão Ordinária do ano e dentre os vários trabalhos apresentados por todos os vereadores, podemos destacar dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal foram aprovados naquela sessão camarária, o que “Dispõe sobre a qualificação de entidades como Organizações Sociais e dá outras providências” e o que “Autoriza o Poder Executivo da Estância Turística de Santa Fé do Sul a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente, e dá outras providências”.

Requerimentos
Já os requerimentos aprovados foram o do vereador Marcelo Favaleça, que pede para que seja oficiado ao prefeito Ademir Maschio, bem como ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Adércio Rodrigues; ao chefe da Seção de Tributos, Fabiano Ricardo Fazzio e ao chefe da seção de Fiscalização de Obras, Gilson Gomes da Silva, no sentido de prestarem à edilidade algumas informações, como quantos veículos já foram cadastrados para a prestação do serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros no município e quantos já retiraram o alvará.

E mais…
Querem eles saber do departamento Municipal de Trânsito se os responsáveis têm realizado fiscalizações, visando o cumprimento da lei e se, em caso positivo, de que forma estão sendo realizadas essas fiscalizações e se já houve a abordagem de algum veículo irregular que ocasionou a aplicação de penalidades ou medidas administrativas e mais, em caso negativo, o que tem impedido a realização destas fiscalizações.

Ciclovia
Já o vereador Evandro Mura pediu para que fosse oficiado ao prefeito Ademir Maschio para que informe se a ciclovia localizada na Avenida Paulo Nunes da Silva, no trecho entre a rotatória da Rodoviária e a rotatória do Centro Olímpico, que recebeu novo recapeamento asfáltico, será novamente demarcada com pintura de solo e com a proteção das chamadas “tartarugas”, bem como de quem é a responsabilidade pela demarcação da ciclovia naquele trecho.

Última Edição