Tópicos da Semana – Edição de 29/09/19

Publicado em 28/09/2019 00:09

Por Lelo Sampaio.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).

Coisas boas também
O ser humano é sempre muito difícil de ser agradado, principalmente em se tratando da coisa pública. Se o administrador deixa de fazer algo, atualmente, sejam nos jornais, rádios ou até mesmo nas redes sociais, muitas pessoas logo se põem a fazer críticas ferrenhas, sem antes mesmo saber o motivo pelo qual tal coisa não pode ser efetivada. Por outro lado, se faz pela cidade, é porque está pensando na sua reeleição. Oras, se está fazendo por interesses pessoais ou políticos, na pior das hipóteses, quem ganha é a cidade. O importante é que a cidade não está parada. O que não tem faltado são reformas e ampliações de prédios, buscas de recursos, dentre tantas outras coisas boas. É hora de deixarmos as picuinhas de lado e ver Santa Fé como ela está, mesmo com tantas coisas ainda para serem feitas. O prefeito parece mesmo ter colocado rodinhas nos pés…e não deve parar tão cedo, até porque desde o início de seu governo, através de processos licitatórios, entre obras e equipamentos, o Governo Municipal já investiu R$ 12.845.020,23.

Em três meses
Para termos uma ideia, somente nos últimos três meses, houve a instalação da fiação elétrica e colocação de câmeras de segurança na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, local muito frequentado principalmente para os praticantes de caminhadas e corridas. Neste mesmo período houve a entrega das reformas e ampliações dos centros de convivência “Jardim Ana Lúcia”, “Vila Mariana”, “Jardim Flora Araújo”, “Centro Sul”, “São Francisco” e do “Bartolo Rossafa”. Fomos contemplados também com a iluminação da Academia a Céu Aberto das Águas Claras. Tivemos todos os ranchos do município mapeados, revitalização dos totens da entrada da cidade, das fontes da Praça da Matriz, sem contar o recapeamento parcial da Vila Mariana e a realização da 9ª Mostra de Violas & Ponteios.

Em andamento
Muitas outras ações da Administração municipal estão já em andamento, como o Atendimento do Programa Multisaúde – Teledermatologia, programa este que facilita sobremaneira o diagnóstico e tratamento dos mais diversos tipos de doenças da pele. Há de se ressaltar também o início da construção da Miniusina de massa asfáltica fria, que gerará muita economia aos cofres públicos, haja vista que a cidade irá produzir sua própria massa asfáltica para as ações de tapa-buraco.

E mais…
Terminou o processo licitatório para a construção de uma ponte, ao lado da já existente, no Córrego do Jacu Queimado. As obras de reforma do Parque Ecoturístico “Governador Mário Covas” já foram iniciadas, assim como a instalação da Usina de Energia Solar, que, aliás, gerará uma economia para a Administração de pelo menos R$ 500.000,00 por ano para o município, sem contar a construção do Parque Linear, no Jardim Mangará, e, na próxima semana, a 3ª Festa do Peixe, evento que atrai muitos santafessulenses e turistas. Há de se ressaltar também o convênio para a liberação de emenda para mais recape na Vila Mariana.

Ações
É importante ressaltar que diversas ações foram e estão sendo feitas pela Administração Municipal, como o recente sorteio das 200 casas da CDHU; os mutirões de limpeza que acontecem todos os meses; o Arrastão da Dengue, que é feito pelos agentes comunitários sempre com muita competência; a campanha anual de vacinação antirrábica; sem contar que o processo para as inscrições da Incubadora Empresarial estará aberto até novembro; o constante apoio ao Hospital de Amor, através de campanhas; a parceria com o Sindicato Rural/Senar para a promoção de cursos e a Biblioteca Volante que leva aos mais diversos lugares a oportunidade das pessoas terem acesso a diversas obras literárias e as campanhas de trânsito, isso para não citarmos todas as ações.

Mais ações
Até o final deste ano haverá a conclusão da construção da Praça Italiana (Biquinha); a entrega dos centros de convivência “Orestes Borges” e “Bela Vista”; o Encontro de Carros Antigos, Exóticos e Especiais, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro; e o lançamento do projeto Sonho de Natal, em 15 de novembro.

Ah, mas e aqui?
Muitos questionam o fato de sua rua não ter sido recapeada ainda, que seu bairro está com lotes sujos, que o Governo Municipal só “pensa” na região central da cidade, o que não é verdade. Administrar um município do porte de Santa Fé é para poucos, ainda mais nos tempos modernos, com rigorosas leis e recursos escassos. Agradar a todos, evidentemente que não vai, mas reconheçamos que, mesmo com todas as vicissitudes que tem enfrentado, tanto o prefeito de Santa Fé como os da Comarca têm estado frequentemente na capital do estado, assim como em Brasília, para buscar o melhor para as suas cidades.

Bom trabalho
Mesmo sem nunca ter administrado um município, o prefeito de Nova Canaã Paulista tem demonstrado muita seriedade e destreza em suas funções, e o mesmo se diz aos prefeitos Bim Belão, de Três Fronteiras; Wair Zapelão, de Santa Clara D’Oeste; Alaor Pasian, de Santa Rita D’Oeste. E, embora os prefeitos de Santana da Ponte Pensa e de Rubineia, respectivamente, Zeca de Melo e Cidão Goulart, tenham já experiência na administração pública, não podemos negar que seus trabalhos estão indo muito bem, mesmo com esta enorme crise econômica que nos assola.

Última Edição