Tópicos da Semana – Edição de sábado, dia 17/03/18.

Publicado em 17/03/2018 00:03

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).
 
A onda é ser fake?
 
As fake news, ou notícias falsas, nada mais são do que um tipo de imprensa marrom que consiste na distribuição desenfreada de pura desinformação ou boatos, sejam através do jornalismo impresso, rádio, TV, e até mesmo online, via redes sociais, mais comumente criadas e compartilhadas em redes sociais e aplicativos de mensagens.
 
Imprensa Marrom
 
Desde que o mundo é mundo, a chamada Imprensa Marrom usa desse artifício com o único e exclusivo objetivo obter ganhos financeiros de forma fácil, e para isso lança mão dos mais estapafúrdios estratagemas, com notícias bombásticas, “exclusivas”, “em primeira mão”, com manchetes sensacionalistas, “chegando primeiro ao local dos fatos”. É a tal história, a onda é polemizar, como se jornalismo fosse significado de exacerbação de fatos. Notícia tem que ser dada, e ponto final, sem maiores explicações. O bom jornalismo é feito com fontes de informação, e o jornalista não é pago para saber e opinar aleatoriamente, é pago para descobrir.
 
Precaução e caldo de galinha…
 
Deve-se haver atenção redobrada sobre tudo o que lemos, vimos ou ouvimos. É importantíssimos checar a fonte da notícia, pois até um semianalfabeto pode falar ou escrever qualquer asneira para que os mais simplórios “comprem gato por lebre”, ou “caiam no conto do vigário”.
Leia mais na edição impressa de sábado, dia 10/03/18 ou faça a sua assinatura online no site www.ojornaldesantafedosul.com.br e tenha acesso a todo o conteúdo do jornal impresso, além de ganhar a assinatura impressa.
Última Edição