APESAR DAS CHUVAS HIDRELÉTRICA DE ILHA SOLTEIRA CONTINUA AMEAÇADA

Publicado em 22/05/2015 13:05

usinaAs chuvas registradas nos primeiros meses do ano não foram suficientes para recuperar o nível do reservatório da hidrelétrica de Ilha Solteira, que continua operando com “volume morto”, cerca de oito metros abaixo do nível normal.
Além da falta de chuva, o aumento de produção de energia na usina de Ilha Solteira, agravou a situação do reservatório. Se até o final do ano ela operava com capacidade reduzida, utilizando apenas 1/3 das máquinas, em janeiro ela passou a operar com dezoito das vinte unidades geradoras. É preciso muita água para gerar energia elétrica. Quatro milhões de litros de água por segundo acionam as gigantescas turbinas da usina. Por isso, ela já voltou a operar com a capacidade mínima. Se por um lado a redução na produção de energia beneficia o reservatório, ela prejudica o Município, que pode ter a arrecadação reduzida.
Boa parte do orçamento de Ilha Solteira vem do ICMS gerado pela produção de energia. Segundo apurou o ilhadenoticias.com, a redução ainda não prejudicou Ilha Solteira, porque o valor pago pela energia aumentou. E isso vem compensando a redução na produção. Mas se não chover, a situação pode se agravar. O temor é que, se continuar caindo, a produção de energia seja comprometida, paralisando a usina. A cota mínima para operação seria de 323 metros, e hoje estaria em 320 metros. O limite para não danificar os equipamentos seria 314. “Hoje, a produção de energia dá mais ou menos 80% do nosso ICMS, então o impacto de uma interrupção seria violento”, disse o prefeito de Ilha Solteira, Bento Carlos Sgarboza (DEM), em entrevista a Revista Greenpeace.
Além de prejudicar a produção de energia, o baixo nível do reservatório também traz prejuízos a outras atividades econômicas do município.
O turismo nas praias, por exemplo, caiu cerca de 70%. Também há problemas na piscicultura baseada na criação de tilápias em tanques-rede, pesca artesanal, além de faltar água para a irrigação de plantações. (Douglas Cossi Fagundes- ilhadenoticias)

Última Edição