BLACK FRIDAY: COMO AS EMPRESAS DEFINEM OS PRODUTOS QUE VÃO TER DESCONTO?

Publicado em 28/11/2019 11:11

As empresas levam em conta uma série de fatores para decidir quais produtos vão ter descontos durante a Black Friday – que este ano acontece nesta sexta-feira (29).
De forma geral, as varejistas optam por reduzir o preço de itens mais estocados, que tenham elevada margem de ganho e que “dialoguem” entre si para que possam gerar novas intenções de consumo – como televisores e home theater.
“Os produtos que vão para a promoção são aqueles que precisam que a empresa tenha uma margem grande”, afirma o professor de e-commerce e omnichannel da ESPM, Alexandre Marquesi.


VEJA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS EM PROMOÇÃO:
Produtos com elevada margem;
Produtos com nível alto de estoque;
Produtos complementares, como computador e monitor, por exemplo;
Produtos que incentivem as empresas a entrar na briga por descontos.
“A estratégia mais comum de colocar um produto em promoção é se ele está parado no estoque”, diz Marquesi.
No ano passado, os produtos de maior desconto na Black Friday nem sempre foram os mais desejados pelos consumidores. Um levantamento do Zoom – site e aplicativo comparador de preços – mostrou que o item com maior redução de preço percentual foi um aparador de pelos na edição de 2018. A queda foi de 42%.


VEJA OS PRODUTOS COM MAIS DESCONTOS EM 2018:
Aparador de pelos Trimmer (desconto de 42%);
Jogo Sniper Elite III (desconto de 40%);
Central Multimídia (desconto de 37%);
Jogo Shadow of The Tomb Raider (desconto de 36%);
Smartphone Multilaser MS50X (desconto de 35%);
Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto (desconto de 34%);
Mouse Óptico Notebook sem Fio MO251 – Multilaser Melody 3 (desconto de 34%);
Smart TV TV LED 58″ Samsung 4K (desconto de 30%);
Smartphone Multilaser MS80 (desconto de 29%);
Jogo Assassin’s Creed IV (desconto de 25%);


“Não há uma regra definida para colocar um produto em promoção, cada empresa tem uma estratégia”, afirma o CEO do Zoom, Thiago Flores. “Mas dificilmente um produto recém-lançado vai tem alguma redução de preço”.
Nos últimos anos, a Black Friday tem tido mais importância para o varejo, contribuindo para dados melhores do comércio nos meses de novembro. G1

Última Edição