EM GREVE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE TODO O BRASIL

Publicado em 6/10/2015 12:10

Agências bancárias de todo Brasil, a partir de hoje, 6, estão em greve. A reivindicação dos bancários é um reajuste salarial de 16%.
Na região Noroeste Paulista, todas as agências, em torno de 50, aderiram ao movimento, sendo eles os bancos Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander e HSBC.
Segundo Paulo Francisco, diretor da subsede de Fernandópolis, em setembro do ano passado o reajuste para a classe bancária foi de 8,5%, sendo que a inflação na época era de 5%. E, este ano, a inflação foi até agora de 10,8%, e a oferta do reajuste foi de 5,5%, o que não foi aceito, e, por isso, se iniciou a greve que não tem prazo determinado para acabar.
O que fazer?
Salários em cheques

Quem recebe salário por meio de cheque pode fazer o depósito no caixa eletrônico de seu banco. Segundo a Febraban – Federação Brasileira de Bancos – e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, o cheque será compensado normalmente e o valor irá para a conta. Depois, o dinheiro pode ser sacado nos caixas eletrônicos.
Boletos atrasados
Boletos com atraso não podem ser pagos em caixas eletrônicos ou pela internet. É preciso procurar as empresas que emitiram as faturas para pedir novas vias, com a data atual. Assim, o pagamento pode ser feito por esses meios. Alguns bancos criam novos boletos, com datas atualizadas, já pela internet.
Documente pedidos
Segundo o Procon, em caso de problemas, o consumidor deve também procurar as empresas que emitiram os boletos para buscar outras opções de pagamento. O comparecimento à sede da empresa e o pagamento em lotéricas ou pela internet, por exemplo, podem estar entre as opções oferecidas.
O órgão diz que o consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando o número do protocolo do atendimento telefônico.
Multas por atraso
O comprovante de que o consumidor esteve na empresa procurando formas alternativas de pagamento pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Se pagar os encargos indevidamente, a recomendação é de que ele procure o Procon.
Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento, e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos.
Caixas eletrônicos
Os caixas eletrônicos dos bancos também são uma opção para os clientes fazerem várias operações durante a greve. A Febraban informa que o abastecimento desses caixas é feito por empresas de transporte de valores, que continuarão a fazer o serviço normalmente.
A federação orienta que aposentados e pensionistas que não puderem contar com o atendimento prestado nas agências também façam os saques pelos caixas eletrônicos. A sugestão para aqueles que têm dificuldade para usar o terminal é que sejam acompanhados por pessoas conhecidas ou parentes.
Correspondentes bancários
Outra opção é recorrer aos correspondentes bancários, como casas lotéricas, unidades dos Correios e alguns supermercados. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Nos correspondentes bancários, é possível pagar contas, sacar dinheiro, depositar, fazer consultas de saldos e extratos, entre outras operações.

Última Edição