MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA ATRASO EM CREDENCIAMENTO PARA DE CENTROS ONCOLÓGICOS EM JALES E FERNANDÓPOLIS

Publicado em 27/07/2016 14:07

O Ministério Público Federal em Jales instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no credenciamento ao Sistema Único de Saúde de dois centros de tratamento contra o câncer na região.
A demora no cadastro tem causado dificuldades financeiras às unidades de Jales e Fernandópolis, ligadas ao Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional emoncologia.
Sem a formalização do vínculo com o SUS – Sistema Único de Saúde –, os hospitais não podem receber verbas públicas e passam a depender exclusivamente de doações e iniciativas para arrecadação de fundos. O problema levou o Hospital do Câncer de Barretos a cogitar o fechamento da unidade de Fernandópolis, que atende pacientes de 95 municípios. A direção, no entanto, reavaliou a situação e anunciou a continuidade dos serviços após promessas de que ao menos um dos hospitais será credenciado em breve.
O procurador da República José Rubens Plates, responsável pelo inquérito, expediu ofícios ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para que esclareçam qual a situação do credenciamento dos dois hospitais. Informações preliminares indicam que tanto a União quanto o Estado têm provocado atrasos no processo de habilitação das unidades. As pastas têm até 10 dias a partir do recebimento dos ofícios para providenciar o envio dos dados.
O Hospital do Câncer de Barretos é um dos maiores centros de combate à doença no Brasil. No ano passado, só a unidade de Jales, promoveu mais de 380 mil atendimentos ambulatoriais e quase 8 mil cirurgias. Notícias Noroeste

Última Edição