Tópicos da Semana – Edição de 11/04/15.

Publicado em 13/04/2015 08:04

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Exposição

Está aberta uma concorrência pública, tipo maior oferta, para a realização da festa de peão de Santa Fé, ou seja, um evento contemplando rodeio e shows musicais como principais atrações. A data para a entrega dos envelopes será no dia 24 de abril, às 9:00 horas e a abertura dos mesmos dar-se-á no mesmo dia, às 9:30 horas.

Vai encarar?

O edital está à disposição dos interessados no site da Prefeitura, ou pode ser adquirido mediante recolhimento no Protocolo Geral, no valor de R$30,00. A entrega dos envelopes deve ser efetuada no Paço Municipal, na sessão de Protocolo Geral, mediante recolhimento de taxa específica.

Espera

Resta agora esperar para ver se algum interessado assumirá a responsabilidade da festa que já é tradição na cidade e que tem gerado muitas controvérsias sobre sua realização.

Os dois lados

Por um lado, os comerciantes, principalmente donos de lojas de roupas, sapatos e afins esperam pela realização da festa; por outro, os comerciantes, que vivem da noite, como os donos de restaurantes que, durante os 10 dias do evento, praticamente cruzam seus braços e esperam ansiosamente para o seu término.

O mundo gira

O que podemos notar é que seja festa de peão, de uva, de milho, de vinho ou dos cambaus não tem sido mais tão atraente como nas décadas passadas, sem contar que, para os barraqueiros a locação de um espaço acaba sendo muito dispendiosa, e não compensa, e, por outro lado, nosso mísero dinheirinho deixa de circular na cidade, uma vez que o mesmo se vai juntamente com os donos de estandes, barracas e bares que lá são montados.

Cultura

Porque não dar ao povo um pouco mais de cultura? Seria muito interessante “diluir” um pouco desse dinheiro gasto com esse tipo de festa em algumas noites de entretenimento, em datas especiais, com bons shows na praça, por exemplo, e chamar nossa gente para expor, seja seu artesanato, comida ou qualquer outro tipo de coisa. Teríamos atrações musicais para todos os gostos e a grande oportunidade de mostrar a região o que realmente temos de bom. Sairíamos ganhando com isso…

Grupos

Já está mais no que na hora de os grupos políticos de Santa Fé, ou melhor, das coligações, se juntarem, no sentido de começarem a pensar nas próximas eleições municipais, uma vez que, se pararmos pra pensar, temos aí apenas 1 ano e dois meses para o início das campanhas eleitorais.

Prazo

A data limite para que cada pretendente a candidato a cargos públicos possa se inscrever vai até outubro deste ano, ou seja, daqui a seis meses, e o que parece é que tudo por aqui está ainda andando a passos muito lentos.

Corre-corre

Há várias especulações sobre os possíveis candidatos as eleições de 2016, mas pouco ainda se sabe efetivamente quem são eles, embora já tenhamos conhecimento que vários políticos, empresários e administradores já estejam fazendo suas campanhas, seja nas ruas ou até mesmo em redes sociais.

Muita água

Muita água ainda deve rolar, como diz o ditado popular, pois, tratando-se de política, qualquer coisa pode acontecer, e, mesmo antes da formação de qualquer chapa, tudo pode mudar muito rapidamente, e o que era pra ser “assim” vira “assado”, literalmente falando.

O velho Brasil

Amanhã, 12, centenas de milhares de pessoas deverão ir às ruas para protestar contra o que hoje podemos chamar de velho Brasil. Querem que o país se supere e saia desta enorme crise. O Movimento Vem pra Rua, composto por pessoas que não acreditam mais nas fulas promessas e falcatruas dos governantes, promete ser histórico.

Santa Fé

Aqui em Santa Fé o movimento acontecerá a partir das 15:00 horas de amanhã, na Praça da Matriz, onde dar-se-á a concentração. De lá, os manifestantes, que, aliás, estima-se cerca de 3.000 pessoas, percorrerão a avenida Conselheiro Antonio Prado, chegando até a Praça Stellio Machado, defronte a escola Agnes Rondon Ribeiro, retornando então ao ponto de partida.

Manifestação

Aqui na cidade, o que pedirão será exatamente o impeachment da presidente Dilma Roussef, até porque, diferentemente do que muitos podem pensar, para a grande maioria dos manifestantes há argumentos políticos e jurídicos para tal, uma vez que houve empréstimos através do BNDS para “ajudar” alguns países, como Cuba, Venezuela, Argentina, dentre outros países “camaradas”.

Repeteco

Há quase dois anos os brasileiros, consternados, saíram pela primeira vez de suas casas para exigir melhorias em alguns serviços públicos e protestar contra a corrupção. Naquela época não gritavam “Fora, Dilma” e tampouco “Fora, PT”.

Promessas

Para amenizar a ira, a presidente, na ocasião, fez cinco promessas aos brasileiros e, dentre elas, um plebiscito nacional para a reforma política que, diga-se de passagem, se mostrou inútil e inconstitucional.

Oras

Tais promessas não só foram levadas a diante como também deixou o país hoje numa situação muito pior, e a corrupção, ao invés de ter sido freada, estourou, como uma bomba atômica com o novo escândalo do Lava Jato.

Cansaço

Parece que os brasileiros estão bravamente cansados de tantas promessas e escândalos, e desta vez, ao que tudo indica, pedem até uma nova República, um “outro país”. Querem que os que fizeram inúmeras promessas e que não cumpriram, seja porque não souberam como fazê-la, seja porque não quiseram, deem lugar para, quem sabe, outros venham “com novo sangue”, novos projetos e, para os brasileiros, novas esperanças.

Culatra

Na eminência de uma “substituição” de poderes, é imprescindível que tomemos muito cuidado, pois o tiro pode sair pela culatra, principalmente se trocarmos seis por meia dúzia.

Reconhecimento
O secretário Municipal de Cultura de Santa Fé, Beto Alcalá, recebeu, na última sessão camarária, uma “Moção de Aplausos” parabenizando-o pela conquista da implantação do Museu da Imagem e do Som do município.
Mérito
Proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Ortêncio Viera Ramos Sobrinho, o reconhecimento é mais do que justo, uma vez que no local encontram-se peças audiovisuais, fonográficas, fotográficas e cinematográficas de grande relevância para a atual e futuras gerações.

Última Edição