USINA DE ILHA SOLTEIRA ESTÁ OPERANDO COM VOLUME MORTO

Publicado em 27/01/2015 13:01

Desde o mês de junho de 2014, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, está operando com o ‘volume morto’ de seu reservatório. Esta é a primeira vez que isso ocorre, desde a sua inauguração em 1978. A explicação é de que o nível do reservatório baixou devido à estiagem.
Quando o volume útil da usina acaba, desestabiliza-se a capacidade de regular o armazenamento, uma vez que, o sistema se torna vulnerável a grandes períodos de estiagem, e, em decorrência disso, a usina começa a funcionar a fio d’água.
A utilização do volume morto fica mais restrita para a geração de energia do que para o abastecimento de água, pois, se o nível do reservatório está baixo, a captação de água para a produção de energia se torna impossível.
Após o apagão ocorrido na segunda-feira da semana passada, dia 19, o ONS determinou que fosse aumentada a produção de energia na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Até o momento, a mesma operava com cerca de 1/3 da capacidade.
Diante isso, o nível do reservatório da Usina de Ilha Solteira, que já é o mais baixo do País, sendo 0%, segundo um balanço divulgado pelo ONS, deve cair ainda mais.

Última Edição