ALUNOS DA E.M. ‘PROFESSOR JOSÉ CARLOS ARANTES’ E DO COLÉGIO OBJETIVO VISITAM VIVEIRO DE MUDAS

Publicado em 28/08/2023 09:08

Na segunda e quinta-feira da semana passada, dias 21 e 24 de agosto, os alunos da Escola Municipal “Professor José Carlos Arantes” e do Colégio Objetivo visitam o Viveiro Municipal. A visita faz parte da disciplina de Ciências e Língua Portuguesa e teve como finalidade aprender na prática o conteúdo estudado em sala de aula referente à importância dos vegetais para a manutenção da vida no planeta terra, os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas e preservação ambiental.


Os alunos e professores foram recebidos pela responsável pelo Viveiro de Mudas, Alexandra Mara Barbosa, e sua equipe; pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortêncio Vieira Ramos; pelo engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian; pela interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Samara Teles Ferraresi; e pelo suplente Glaucio Doreide Cicigliano.


Na visita, os alunos puderam conhecer o processo de desenvolvimento das plantas, desde a semente – informações sobre a coleta, o armazenamento e a germinação de sementes, e a importância e a necessidade da salvaguarda da biodiversidade – além do processo de produção de mudas, desde as plantas em sua fase inicial, de mudas diversas (nativas, frutíferas, eucalipto e ornamentais) e os tratos culturais necessários para o desenvolvimento das mesmas.
Segundo Ortêcio Vieira Ramos, é um momento muito importante para estimular as crianças sobre a importância do meio ambiente, entender sua funcionalidade e abordar a necessidade de preservação, e mais que especial é poder presenciar a curiosidade e ânimo das crianças observando todos os detalhes durante a visita.


A engenheira agrônoma e interlocutora do PMVA, Samara Teles Ferraresi, comentou sobre como a Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para a construção de uma relação positiva com o meio ambiente, e na fase primordial que é a infância para a construção de uma relação benéfica desde o princípio. “A Educação Ambiental também é uma diretiva do PMVA, que é trabalhada durante o ano com o Programa Municipal de Educação Ambiental”, pontuou.
Além da aprendizagem, as crianças levaram consigo sementes e mudas para darem continuidade ao trabalho, iniciado com as professoras Jaqueline e Izabelly (Colégio Objetivo) e Sinara e Jaqueline (E.M. “Prof. José Carlos Arantes”) para realizarem o plantio ou replantio para acompanharem o desenvolvimento das plantas.
A equipe do Viveiro se organizou para apresentar as fases de desenvolvimento das plantas e todo o trabalho realizado e informou que os munícipes também podem adquirir de forma gratuita até 10 mudas por mês.
Há a produção de mudas frutíferas, espécies nativas, eucalipto e ornamentais, que são utilizadas em projetos de reflorestamento, arborização urbana, venda comercial e, no caso das hortaliças, doadas para entidades sem fins lucrativos, como

Última Edição