PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DO COLO UTERINO DO HOSPITAL DE AMOR DE BARRETOS REALIZOU O 16° ENCONTRO DOS GESTORES E ENFERMEIROS

Publicado em 9/02/2024 11:02

Na última sexta-feira (2), aconteceu na cidade de Barretos o 16º Encontro de Gestores Municipais do Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino do Hospital de Amor de Barretos, com o intuito de discutir mudanças e estratégias para as melhorias do programa.
Participaram da reunião, representando Santa Fé do Sul, a diretora de Saúde e enfermeira responsável pelo programa, Priscila Mello; e os Enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família, Andressa Zucatto, Ivan Max, Regina Queiroz e Rosilene Garcia, reafirmando a parceria do município com o programa.


Foram convidados para participar da reunião gestores e enfermeiros dos 85 municípios parceiros do Hospital de Amor de Barretos, com o objetivo de explanar as experiências exitosas e ressaltar a importância das parcerias e do desenvolvimento do trabalho preventivo junto aos municípios.


O coordenador do programa, Marcelo Almeida, também destacou sobre a evolução e as mudanças do Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino para 2024.
De acordo com Priscila Mello, Santa Fé do Sul é uma das cidades pioneiras que aderiu ao Programa e iniciou atividades também há 16 anos. Em 2014 seguiu evoluindo e passou para método meio líquido, que é considerado o mais preciso para a leitura do exame citopatológico do colo uterino (preventivo).
“Somos parceiros do Hospital de Amor e o Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino desde o início e é satisfatório saber que podemos proporcionar para as mulheres da nossa cidade o melhor exame preventivo gratuitamente”, destacou a diretora Priscila Mello.
Lembrando que o “preventivo” é a melhor forma para diagnosticar alterações no colo uterino antes de aparecer a doença e a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul, trabalhando nesse sentido, promove ações regularmente para incentivar as mulheres a fazerem o exame e sensibilizar a população sobre a importância de manter os exames em dia, como forma de autocuidado.

Última Edição