Eleições 2016: Polícia Militar e Guarda Civil fazem balanço positivo

Publicado em 8/10/2016 00:10

Por Vinicius da Costa

4.1- Tenente da Policia Militar João Paulo Peres 4.2-Everson Merigui Pinha Comandante da Guarda Civil MunicipalOs sete municípios da Comarca, sendo Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Rubineia, Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Santana da Ponte Pensa e Nova Canaã Paulista, contaram com 41.659 eleitores que, em 146 urnas eletrônicas disponibilizadas nas 123 seções eleitorais, escolheram no último domingo, dentre os 17 candidatos a prefeito e 283 ao cargo de vereador, seus representantes.
Nessas eleições, a Polícia Militar registrou ao todo 58 ocorrências.
O tenente da Polícia Militar de Santa Fé, João Paulo Peres, afirmou que o índice maior de ocorrências foi sobre acidentes de trânsito e alguns furtos.
“Foram poucas as denúncias envolvendo as eleições. As únicas referentes as eleições foram um assassinato em Santana da Ponte Pensa; uma tentativa de invasão em um local de votação em Três Fronteiras, e algumas brigas dos eleitores em Santa Clara D’Oeste. Todas as vezes que fomos comunicados, as viaturas seguiram para os locais indicados para averiguar a veracidade das denúncias e coibir qualquer comportamento que viesse a prejudicar as votações”, explicou.
Ainda segundo o tenente, a soma dos esforços entre as instituições de segurança pública e da Justiça Eleitoral contribuiu para o baixo número de ocorrências na Comarca, atrelada ao fato de que o efetivo da Polícia Militar estava preparado e capacitado para atuar diretamente na segurança das eleições. “Nós, da Polícia Militar, atuamos com a máxima dedicação, interditando as ruas dos locais de votação para que não tivesse uma grande aglomeração de pessoas, evitando, assim, qualquer tipo de conflito, e pudemos observar que o pleito eleitoral foi tranquilo em todos os locais”, afirmou João Paulo Peres.
Já a Guarda Civil Municipal registrou 26 ocorrências, dentre elas acidentes de trânsito, furtos de residências e entorpecentes.
Segundo o comandante da GM, Everton Merighi Pinha, houve a presença do efetivo em todos os locais de votação. “Em relação ao outros anos, creio que este foi um dos mais calmos, uma vez que não houve qualquer tumulto ou ocorrências ligadas a eleição”, afirmou Everson Merighi Pinha.

Última Edição