Algumas cidades da Comarca fecham o mês com saldo negativo em relação a postos de emprego

Publicado em 25/03/2017 00:03

Por Vinicius da Costa

Pelo segundo mês seguido, algumas cidades da Comarca fecharam no vermelho a conta de geração de emprego. Os dados fazem parte do Caged ¬– Cadastro Geral de Empregados Desempregados –, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego –, divulgados na tarde da quinta-feira da semana passada.
Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santa Clara D’Oeste, Santana da Ponte Pensa e Santa Rita D’Oeste fecharam mais um mês no vermelho. As únicas a fecharem no azul foram Nova Canaã Paulista e Rubineia.
Santa Fé do Sul possuía um saldo negativo de 260 pessoas desempregadas em 2015. No ano de 2016 o mercado de trabalho melhorou e proporcionou mais 229 vagas a trabalhadores de diversas áreas. Neste ano a situação não é favorável, pois segundo dados, Santa Fé hoje teve uma queda de 587 vagas de emprego, fazendo com que algumas empresas diminuam sua produtividade e demitam alguns funcionários para manter suas portas abertas.
Três Fronteiras, por sua vez, teve um saldo positivo no ano de 2015, tendo 26 casos de admissão. Em 2016, a cidade teve uma perda de duas vagas de empregos e manteve este número até este mês.
Santana da Ponte pensa no ano de 2015 perdeu 8 vagas de emprego, e, em 2016, recuperou apenas 3 postos. Já no primeiro bimestre deste ano a taxa de desemprego voltou a cair e a cidade perdeu cerca de 5 vagas.
Santa Rita D’Oeste permaneceu no azul no ano de 2015, onde contratou 9 pessoas. No ano de 2016 onde foram abertas mais 11vagas, mas em 2015 teve uma dispensa de 4 trabalhadores.
Já Santa Clara D’Oeste perdeu no ano de 2015 cerca de 16 empregos, mas em 2016 teve um aumento de 56 vagas de emprego. Neste ano, porém, voltou ter algumas baixas, perdendo de 5 empregos.
Nova Canaã Paulista, cidade com pouco mais de 2.180 habitantes, perdeu 44 empregos no ano de 2015, e mais 3 empregos em 2016, e até agora não houve nenhum registro de queda de emprego na cidade.
Rubineia, por sua vez, fechou o ano de 2015 com saldo de 39 postos de trabalhos positivos. Em 2016 ela obteve 47, e fechou até este mês com 1 posto de emprego, sendo assim uma das únicas cidades da Comarca que dispôs alguma vaga de emprego já neste ano.
A direção do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – afirmou que toda esta baixa nos postos de emprego é derivado à queda da economia nacional, afetando assim empresas de vários estados e munícipios que seriam as maiores geradoras de emprego. Assim, existem muita procura de emprego, mas pouca oferta do mesmo na região.
O PAT de Santa Fé do Sul está oferecendo quatro novas vagas de emprego, sendo duas para Santa Fé, uma em Três Fronteiras e uma em Aparecida do Taboado.
As vagas para Santa Fé são para eletricista industrial e marceneiro, sendo obrigatório ter experiência na área. Já para Três Fronteiras, a vaga é de farmacêutico; para Aparecida do Taboado a vaga é de trabalhador agropecuário com experiência em manejo de gado.
Os interessados em fazer entrevista para alguma dessas vagas devem comparecer no PAT, das 8:00 às 17:00 horas, que fica localizado em uma sala no Ganhe Tempo, situado na rua 11, nº 1.220, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Última Edição