Biblioteca Pública Municipal de Santa Fé possui três mil exemplares físicos e 14 mil títulos à disposição em sua biblioteca virtual

Publicado em 15/07/2022 00:07

Por Lelo Sampaio e Silva

É de conhecimento que uma biblioteca tem grande importância em uma cidade, ainda mais quando ela é equipada e estruturada minunciosamente como é o caso da Biblioteca Pública Municipal de Santa Fé do Sul, seja por exercer um papel social determinante para a inclusão dos indivíduos na cultura da “Era da informação” ou até mesmo por ser fomentadora de conhecimento.
A Biblioteca Pública Municipal “Francisco Santana Carneiro Filho”, localizada no Complexo Turístico, Cultural e Histórico, na Avenida Paulo Nunes s/n, ficou mais de um ano fechada devido à pandemia da Covid-19, retornando parcialmente o atendimento no primeiro semestre de 2021. De lá pra cá, os usuários mais assíduos voltaram a frequentar o espaço, que agora também recebe a visita diária de estudantes e pessoas que procuram um lugar adequado para estudar ou ler um bom livro.
Segundo Andréa Cristina de Carvalho Sindô, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Santa Fé do Sul, o espaço teve um grande fluxo de pessoas, sejam elas alunos de escolas particulares e municipais, bem como de faculdades, entidades assistenciais, além dos turistas. Para se ter uma ideia, somente neste primeiro semestre aproximadamente 560 livros foram retirados por seus usuários.
Ela explica que a maioria dos livros retirados é do gênero Narrativo. “Trinta por cento é do gênero Narrativo, com destaque para os Romances, seguido por 25% do gênero Lírico, com predominância para livros religiosos, e aproximadamente 20% dos livros retirados são do gênero Infantil, também entrando no gênero Narrativo”.
O leitor pode ficar com o livro por até uma semana, com a possibilidade de renovação pelo mesmo período.
“Temos aproximadamente três mil exemplares físicos e 14 mil títulos à disposição na BibliOn, que é a Biblioteca Virtual, dentre os gêneros Narrativo, Épico, Lírico e Dramático. Digo sempre que a biblioteca está de portas abertas para toda a população. Temos a função de proporcionar o desenvolvimento intelectual, aumentar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade e região. Sendo assim, acreditamos que a frequência pode melhorar, sem dúvida, e estamos preparados para isso”, disse ela.
O advogado Matheus Arnaldo frequenta a biblioteca com um grupo de mais três amigos. Eles utilizam o espaço todos os dias para estudar para concurso público. “Eu e meus amigos vamos à biblioteca todos os dias, de segunda a sexta, como se fosse um trabalho, mesmo. É um espaço como esse mostra que nossos impostos estão sendo direcionados um pouco para a Cultura de Santa Fé do Sul, o que possibilita a gente ter a oportunidade de estudar em um ambiente confortável e silencioso. Tudo o que precisamos tem aqui, então eu vejo que é um serviço de excelência”, pontuou ele.
A Biblioteca Pública Municipal da Estância turística de Santa Fé do Sul funciona como um espaço a para construção de conhecimento, disponibilizando os recursos necessários para a pesquisa e o descobrimento de novas ideias, realidades, culturas e perspectivas. É um local que favorece a alfabetização, uma vez que propicia o aumento do desenvolvimento da criança, estimulando o raciocínio, melhorando o vocabulário, o desenvolvimento da criatividade, imaginação e senso crítico, por meio do hábito da leitura e concentração.
Andréa acredita que até o final do ano muitos livros serão retirados. “Levando em consideração os livros físicos e os disponibilizados na Biblioteca Virtual, acreditamos que vamos atingir a meta de 1.500 livros”, explicou.
“A Biblioteca Pública Municipal ‘Francisco Santana Carneiro Filho’ é vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo e tecnicamente ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). É responsável pelo provimento de informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e literatura. Tem como finalidade coordenar, reunir, organizar, divulgar e viabilizar o acesso à informação como recurso para a difusão de conhecimentos. Entre os principais projetos desenvolvidos, destacamos a Biblioteca Volante; Portas Abertas (visitações de escolas); Viagem Literária (teatro e contação de histórias) e a BibliOn”, finalizou a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Santa Fé do Sul, Andréa Cristina de Carvalho Sindô.
Biblioteca Volante
Após mais de dois anos suspenso por conta da pandemia, o projeto Biblioteca Volante retorna totalmente remodelado. As novidades começam com a revitalização e modernização da van que abriga o projeto. Novas atividades inéditas também serão realizadas como a contação de histórias, com personagens de livros infantis; o Desafio Literário, em que a criança responderá uma pergunta sobre um texto e, se acertar, ganhará um brinde, além do Varal de Pinturas, com desenhos diversificados para as crianças.
A partir de agosto, a Biblioteca Volante continuará percorrendo todas as praças da cidade, sempre às terças-feiras, nos períodos da manhã e tarde.
A partir de agora, a biblioteca também ficará estacionada todos os finais de semana na Cidade das Crianças, trazendo, ainda de forma inédita, mais uma atração literária para a população e turistas que frequentam o espaço nos sábados e domingos.
BibliOn
Trata-se de uma biblioteca digital, com acervo de mais de 15 mil livros, lançada neste mês pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A plataforma BibliOn funciona como um aplicativo que disponibiliza de forma gratuita título de obras literárias que podem ser lidas em computadores, smartphones ou tablets.
Além de livros digitais, o serviço também oferece acesso a audiolivros e a programações culturais como clubes de leitura, podcasts e seminários.
Destinado a moradores do estado, o projeto exige que o usuário informe seu CEP ao realizar o cadastro no sistema antes de poder ler alguma obra do acervo, que, segundo o site de divulgação do projeto, será constantemente atualizado com novos títulos. Cada usuário poderá emprestar dois livros por vez.
Assim como ocorre com uma biblioteca física, o empréstimo das obras pode ser renovado caso elas não tenham sido reservadas por outro usuário anteriormente. O serviço não permite o download dos livros no aplicativo, mas sim pelo site nos computadores. Ainda assim, é possível salvar títulos para a leitura off-line, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela, escolher diferentes modos de visualização para dia ou para noite e acionar a leitura com voz, para saída em áudio do texto.
Entre os títulos que podem ser encontrados no aplicativo até o momento, estão desde clássicos da literatura brasileira, como “A Paixão Segundo G. H.”, de Clarice Lispector, até obras contemporâneas que abordam questões sociais, como o “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa Djamila Ribeiro.
A Biblioteca Pública Municipal “Francisco Santana Carneiro Filho” funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Última Edição