HB de Rio Preto implanta primeiro Posto Avançado de Telemedicina em Santa Fé do Sul

Publicado em 1/07/2022 00:07

Da Redação

A Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hospital de Base de São José do Rio Preto, inaugurou na última quarta-feira (29), o primeiro Posto Avançado de Telemedicina do HB de Rio Preto.
Santa Fé do Sul é a primeira cidade a fazer essa parceria com o HB para oferecer esse tipo de atendimento. É mais uma inovação na área da Saúde, beneficiando a população santafessulense.
A partir de agora, os atendimentos de retorno do HB serão neste posto avançado pelo modelo telemedicina, que nada mais é do que consultas médicas através de vídeochamada, como, por exemplo, consultas de avaliação e resultados de exames, saber como o paciente está se adaptando com as medicações, entre outras situações que são possíveis de serem realizadas através da telemedicina.
O prefeito Evandro Mura destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Santa Fé do Sul e o HB de Rio Preto. “Além de sermos favorecidos com as novas tecnologias da medicina, o Posto Avançado nos proporcionará ter o atendimento do HB aqui dentro de Santa Fé e ainda sermos os pioneiros a ter essa parceria com o HB no Estado de SP. Para nós, essa conquista traz muitos benefícios, inclusive o de agilizar os atendimentos, reduzir gastos com viagens e diminuir a demanda das filas de espera. Mais uma vez Santa Fé sai na frente e quem ganha é a população”, destacou.
É importante ressaltar que os pacientes continuarão se consultando com os médicos do HB de São José do Rio Preto, no entanto, serão atendimentos à distância.
Durante a consulta, os pacientes serão acompanhados por uma enfermeira, que passará todas as informações clínicas ao médico e, sem seguida, o médico fará a consulta por vídeochamada com o paciente agendado.
A implantação do primeiro Posto Avançado de Telemedicina em Santa Fé do Sul é um avanço na medicina, proporcionando esse atendimento à distância e evitando o desgaste do paciente de ter que se locomover até Rio Preto.
Na ocasião, a diretora administrativa da Funfarme/Hospital de Base, doutora Amália Tieco, destacou que tudo é possível graças a essas parcerias. “Nós estamos muito felizes com essa parceria e este polo de Telemedicina aqui em Santa Fé é o pioneiro e que isso inspire as outras prefeituras e secretarias de Saúde. Agora os pacientes aqui em Santa Fé não vão mais precisar acordar de madrugada para viajar até São José do Rio Preto para serem atendidos”, explicou.
“Queremos agradecer todo o empenho do nosso prefeito Evandro Mura; do vice-prefeito Fernando Benitez e da secretária de Saúde, Rosana Vassoler, que não mediram esforços para que essa parceria se efetivasse. É com muita alegria que inauguramos esse Posto Avançado de Telemedicina. É uma conquista muito grande para o município e para toda a população”, ressaltou a diretora da Saúde, Priscila Mello.
Os atendimentos terão início na próxima terça-feira (5), já com consultas agendadas, e a previsão é de que haja cerca de 10 atendimentos por dia. O Posto Avançado está localizado na rua 3, n° 1719, entre as ruas 12 e 10, e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Além do prefeito Evandro Mura; do vice-prefeito Fernando Benitez; das damas Elaine Mura e Fernanda Benitez; e da diretora de Saúde, Priscila Mello, representando a secretária de Saúde Rosana Vassoler; e da diretora do HB, Amália Tieco, também estiveram presentes na inauguração o secretário de Administração e Planejamento, Cesar Melo; o secretário de Finanças, Marcos Facione; o secretário de Esportes, Mateus Messaros; a assessora de governo, Elena Rosa; o assessor Helton Yanes, representando o deputado estadual Itamar Borges; os representantes do AME, Vera Lacerda e Alex Faccincani; o superintendente do Saae, José André Nascimento; e os vereadores Ana Paula Toppan, Teresinha do Gavas, Murilo Basi, Vaguinho Lopes e José Rollemberg.

Última Edição