Índice de criminalidade em Santa Fé é baixo

Publicado em 23/04/2016 00:04

Por Lucas Machado

12 Delegado fala sobre produtividade policial em Santa Fé do SulVisando a segurança de toda a população, a Polícia Civil de Santa Fé tem realizado, em conjunto com a Polícia Militar da cidade, um trabalho, que tem resultado na solução de crimes e aumentado a eficácia e a segurança dos santafessulenses da cidade.
Em 2015, foram registradas 21 ocorrências de tráfico de entorpecentes, 74 flagrantes foram lavrados, 86 pessoas maiores de 18 anos foram presas em flagrante, 92 maiores de 18 anos foram presos por mandado de prisão, 12 menores foram apreendidos em flagrantes e 17 menores foram apreendidos por mandado. Foram apreendidas ainda 11 armas de fogo, 620 inquéritos foram instaurados e, no total, 169 prisões foram efetuadas.
Em entrevista a O Jornal, o delegado da Delegacia da Polícia Civil de Santa Fé, Higor Vinicius Nogueira Jorge, relatou que boa parte das prisões, principalmente de traficantes, foi possível graças a contínua troca de informações entre a Polícia Civil e Militar. “Em razão de operações conjuntas, foi potencializada a capacidade das polícias de combater o crime na cidade”, disse ele.
Higor Jorge afirmou ainda que, em relação às armas apreendidas, “praticamente foi uma arma por mês, e isso mostra que, apesar do Estatuto do Desarmamento, promulgado com o objetivo de diminuir o número de armas de fogo, muitas pessoas incidem nos crimes previstos nessa lei, mesmo tendo consciência de que isso pode gerar a prisão e outras consequências jurídicas”.
O delegado ressaltou que as estatísticas de 2015 apontam que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão enfrentando os problemas adequadamente, tirando de circulação as armas de fogo que podem ser usadas para a prática de crimes contra a vida, contra o patrimônio ou crimes de outras naturezas.
Sobre os inquéritos policiais, o delegado relatou que “o inquérito policial representa a materialização de uma investigação. Dos 620 inquéritos boa parte dessas investigações culminam em condenações criminais”.
Ele explicou ainda que, dessa forma, é proporcionada a necessária proteção geral da população. “Assim, mostramos para a sociedade que não existe impunidade para a grande maioria dos crimes e que há a prevenção específica, que significa evitar que o criminoso seja reincidente nos crimes praticados”.
A respeito do índice criminal de Santa Fé, o delegado afirmou que este é baixo na cidade. “Se analisarmos os índices criminais de Santa Fé e confrontarmos esses índices com municípios do mesmo porte, ou até mesmo cidades com maior população, podemos perceber que aqui, apesar de ser uma estância turística, que conta com um número grande de visitantes aos finais de semana e feriados, ainda assim possui baixos índices de criminalidade”, explicou.
O delegado Higor disse à reportagem que os crimes mais comuns na cidade são de furto, lesões corporais e crimes contra a honra e ameaças.
De acordo com o site da Segurança Pública do Estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro de 2015 foram registrados 100 furtos e 43 boletins de ocorrência de lesão corporal. Já este ano, em janeiro e fevereiro, já foram registrados 105 furtos e 61 boletins de ocorrência de lesão corporal.
“As polícias, quando realizam suas atribuições constitucionais, quando trabalham em conjunto, com os órgãos governamentais, desenvolvem políticas públicas, acabam enfrentando o crime, e principalmente prevenindo a prática de delitos. É necessário ressaltar também que a segurança pública, além de ser um dever do Estado, é também um direito e uma responsabilidade de todos. Nesses termos, conforme previsto pela Constituição Federal, a população também deve oferecer sua contribuição, e no âmbito do trabalho das polícias a população pode auxiliar de forma muito eficaz, apresentando informações relacionadas com crimes e criminosos. A Polícia Civil possui, inclusive, o serviço de Disque Denúncia, que é o número 197, não sendo necessário que o cidadão se identifique. Toda informação recebida por este canal é analisada e direcionada a uma equipe de investigadores”, contou.
Higor explicou que, no dia-a-dia, percebe-se que muitas pessoas são presas em razão de denúncias, ou seja, que este serviço tem sido eficaz na solução de crimes.
“No que concerne ao número de furtos, em razão das suas variadas circunstâncias, muitas vezes não é possível obter indícios que permitam a sua elucidação, mas a Polícia Civil não tem medido esforços para a identificação de seus autores, bem como a responsabilização criminal deles e a recuperação dos objetos subtraídos. Todo boletim de ocorrência elaborado no município é encaminhado para uma equipe de policiais civis que promoverão a investigação do delito”, disse.
Questionado sobre a segurança da população, o delegado afirmou que a Polícia Civil tem orientado as pessoas a adotar comportamentos que diminuam as possibilidades de serem vítimas de crimes. “A adoção dos referidos comportamentos, como, por exemplo, deixar a casa sempre com alguém em seu interior ou avisar os vizinhos para que fiquem de olho no local quando estiver ausente, bem como a instalação de equipamentos de segurança, diminuem a possibilidade da pessoa ter seu patrimônio violado. Também temos orientado as pessoas que evitem lugares suscetíveis à prática de crimes, como locais ermos, ou que coloquem a vida em risco”, finalizou o delegado Higor Jorge.

Última Edição