Peixe de 60 kg está sendo vendido no SBR

Publicado em 24/06/2016 00:06

Por Lucas Machado

O Pirarucu é considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo

DSC_4213Um Pirarucu de um metro e noventa centímetros, que pesa 60 kg e que está exposto dentro de um dos freezers da Loja 1 do Supermercado Bom Retiro de Santa Fé, chamou a atenção de centenas de pessoas da cidade e dos municípios da região.
Diariamente, o supermercado é visitado e, ao se depararem com o peixe, as pessoas aproveitam para analisá-lo e tirar fotografias, devido ao seu tamanho.
De acordo com o diretor do SBR, Luan Fernandes, o peixe veio de Rondônia, da Bacia Amazônica, no dia 20 de maio. “Estamos vendendo ele por partes, ou seja, R$ 25,00 o kg. Quando o vendermos por completo, iremos cortá-lo e, então, fazer as entregas”, contou Luan.
O diretor do supermercado disse à reportagem de O Jornal que 18 pessoas já encomendaram uma parte do peixe, e que os consumidores estão pedindo em média de 2 a 10 kg. “Pretendemos repartir o peixe na próxima sexta–feira, e posteriormente já trazer outro para cá”, disse.
O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode chegar a 200 kg. É um peixe que é encontrado onde as águas são mais calmas, e ele costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas, com temperaturas que variam de 24 a 37 °C.
Este peixe é um dos maiores de água doce do mundo, e conhecido também como o bacalhau da Amazônia.
O Pirarucu possui características biológicas e ecológicas bem distintas. De grande porte, sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso.
A espécie possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática, e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como um pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca.
Na culinária regional, o Pirarucu é servido como componente principal em diversos pratos típicos do Amazonas, como o “Piracucu à Casaca”, bastante servido em festejos juninos.
Sua carne é bastante apreciada naquele Estado, onde é bastante requisitada. Além disso, partes de seu corpo, como sua escama, eram utilizadas no passado como lixas para unhas.
Os interessados em encomendar uma parte do peixe devem entrar em contato com o Supermercado SBR, pelo telefone (17) 3631-4251.

Última Edição