Santa Casa inicia curso de Extensão e Atualização Médica para estagiários

Publicado em 18/02/2017 00:02

Da redação

5-Os estagiários médicos sendo orientados pelo gestor assistencial da Santa Casa, Adilson Arruda RaminA Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul em parceria com a Universidade Brasil iniciou a Turma B do curso de Extensão e Atualização Médica, na última terça-feira, dia 13.
A Turma A começou os trabalhos em 25 de janeiro de 2017 sendo que das sessenta vagas disponibilizadas pela entidade, quarenta e quatro já foram ocupadas.
O curso tem como finalidade receber alunos que são formados em medicina no exterior, podendo assim capacitá-los e torná-los aptos a exercerem a profissão no Brasil, através da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso – para conseguirem o CRM – Conselho Regional de Medicina –.
O gestor assistencial da Santa Casa, Adilson Arruda Ramin, disse que o foco do curso é levar aos alunos todo conhecimento necessário sobre o SUS – Sistema Único de Saúde –, assunto este que compõem cerca de 70% da prova de validação do diploma de medicina. “Estes alunos são formados no exterior e não conhecem profundamente este sistema, pois só o Brasil que o possui, desta forma, o intuito do curso é ensinar sobre este sistema”, disse Adilson Arruda Ramin.
O diretor médico do curso, doutor Luiz César, afirmou que a atividades terão a duração de um ano, e serão distribuídos em 2.250 horas/aula, além disso, os alunos cumprirão cinco grades, sendo elas pediatria, ginecologia obstetrícia, clínica médica, clínica cirúrgica e saúde coletiva nas ESF – Estratégia Saúde da Família –. Do total de aulas, 50% serão voltadas à área hospitalar e as outras 50% à área saúde coletiva. “Dentro da saúde coletiva esses estagiários conhecerão a saúde comunitária, além de terem acesso à comunidade, realizando visitas junto com os agentes comunitários, participando de diversos programas, como o de hipertensos, diabéticos, pré-natais, entre outros”, disse.
Vale ressaltar à população que esses alunos terão uma ligação direta com os pacientes da Santa Casa, como também dos postos de saúde do município, porém todo atendimento desenvolvido por eles será supervisionados por médicos ou enfermeiros orientadores. “Esses alunos, mesmo sendo médicos formados, não podem assinar receita médica; fazer nenhum procedimento invasivo; dar alta ao paciente; assinar atestado” afirmou o diretor médico do curso, doutor Luiz César.
Já Kediel Alves, o Diretor de Marketing e Pessoal da Santa Casa, afirmou que a parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul com a Universidade Brasil trará benefícios financeiros para a entidade, pois mensalmente receberá R$ 30 mil. “Esse dinheiro que a Santa Casa receberá por mês é de grande valia, pois ajudará na manutenção, mas o maior lucro desta parceria é a qualidade do atendimento à população e divulgação positiva de nosso município no Brasil e no Exterior” enfatizou Kediel Alves.

Última Edição