Série: Metas e projetos dos prefeitos da região

Publicado em 23/04/2016 00:04

Por Vinicius da Costa

A entrevistada da semana, a prefeita Clevoci, de Rubineia, relatou que seu
mandato tem sido de grandes conquistas

1- capaa-A prefeita de Rubinéia, Clevoci Cardoso da Silva.A cidade de Rubineia, cujo nome decorre da fusão eufônica dos prenomes do casal Rubens de Oliveira Camargo e Nair, sua mulher, surgiu em um loteamento aberto em terras de sua família.
O povoamento efetivo iniciou-se em 1951, quando Bento Felix da Silva construiu a primeira casa de tijolos, onde instalou um armazém, que era o ponto de parada dos viajantes que demandavam ao Porto Taboado, no Rio Paraná, em direção ao Mato Grosso.
Dando seguimento à série de reportagens “Metas e Projetos dos prefeitos da região”, a equipe de O Jornal entrevistou a prefeita Clevoci Cardoso da Silva, de Rubineia, que iniciou sua gestão no ano de 2012 e terá o término neste ano. Ela é responsável também pelo Distrito de Esmeralda
A Saúde é uma das principais áreas das cidades, pois é este beneficio que preza pelo bem estar de qualquer localidade.
Segundo a prefeita, houve algumas obras que melhoraram sobremaneira a Saúde no município, podendo citar a ampliação do PSF – Posto de Saúde da Família –, obtendo novas aquisições de equipamentos e materiais. Houve também a reforma da sala odontológica de Esmeralda e a aquisição de materiais para a mesma, bem como a compra de duas vans e uma ambulância para o transporte dos pacientes.
Segundo a Constituição Federal, a Educação, é um direito de todos e dever do município, juntamente com o Estado e a família, promover e incentivar a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Na área da Educação, segundo a prefeita, foi implantando um novo sistema pedagógico, fazendo parcerias de convênios, aquisição de material didático, de mobiliário, além de haver algumas reformas, como a creche Emei Monteiro Lobato e a creche de Esmeralda Emei Maria Angelina de Mattos Azevedo Novaes, sendo também reformada a Escola Municipal de Esmeralda. Foram também construídos novos sanitários, utilizados quando há comemorações no Distrito de Esmeralda. Além disso, ainda segundo a prefeita, foram adquiridos um ônibus e um micro-ônibus para a Educação. Assim, Rubineia ficou entre as 500 melhores cidades brasileiras na área da Educação.
No setor Social, somam-se a construção de muros no CCI – Centro de Convivência do Idoso – de Rubineia, foram instalados aparelhos de ar condicionado e feitas a cobertura da piscina e a construção do piso em torno da mesma. Recentemente, no CCI foram construídas canchas de bocha e malha, tudo para melhor atender e proporcionar mais qualidade de vida à população idosa de Rubineia.
Ainda no setor Social, diversos programas do Estado foram conveniados, oferecendo inúmeros cursos profissionalizantes. No Cras – Centro de Referência e Assistência Social – são atendidas a população vulnerável, e, para o setor social, de acordo com Clevoci, foram adquiridos novos carros.
Na área da Cultura, Rubineia conquistou recursos para modernizar a biblioteca, ganhou mobiliário e livros, além de ter assinado convênios com diversos programas, como a Viagem Literária, Ponto MIS, Mapa Cultural Paulista, dentre outros, disseminando a Cultura no município.
O governo conquistou a implantação da Casa do Artesão, concluiu o Portal Praia do Sol, realizou a implantação do Projeto Natal Luz, do Carnaval Rubifolia, da Festa de Peão e do Réveillon na Praça.
Algumas obras foram imprescindíveis para a administração, sendo algumas delas a reforma do Cemitério de Esmeralda, a conclusão da pavimentação asfáltica das Ruas Gilberto Alves e Jumpei Nakan. Foram elaborados convênios para outros setores, como o convênio com a Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos – para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Em seu último ano de mandato, a prefeita Clevoci relata que algumas de suas conquistas estão em andamento, como as 39 casas da CDHU para o Distrito de Esmeralda, o Centro de Convivência do Idoso daquela localidade, a construção dos sanitários e quiosques na Praia do Ipanema, e a autorização do governo para dar início ao Acessa São Paulo em Esmeralda.
Clevoci ressaltou que há vários projetos que já estão encaminhados, com a documentação toda pronta, apenas aguardando a assinatura do governador, sendo eles as reformas do Cras de Esmeralda, do Campo de Futebol, da Rodoviária, um novo convênio com o Esporte Social, recursos para aquisição de equipamentos para o setor Social, para um quiosque, lanchonete para a Praça de Esmeralda e, ainda, R$ 240 mil para recape das ruas de Esmeralda e 60 casas da CDHU para Rubineia.
“Pode-se dizer que o mandato tem sido de grandes conquistas, umas maiores, outra menores; porém, todas de grande importância para os moradores e para a cidade de Rubineia e Esmeralda, levando-se em consideração que a luta é grande, diante do atual cenário político-econômico em que o País, os estados e os municípios brasileiros estão enfrentando, principalmente os pequenos municípios”, finaliza prefeita Clevoci Cardoso da Silva.

 

Última Edição