45 anos de racha

Publicado em 11/03/2017 00:03

Completar 45 anos de futebol de racha no Tênis Clube é algo de inédito nesta simples história que a vida me reservou.
Só sei que quando por aqui cheguei, em março de 1972, fui recebido com muito carinho pelos racheiros do Tênis.
Eu me lembro muito bem que quem me apresentou ao diretor de racha, Tião da Farmácia, foi José Pazim, o primeiro amigo que conquistei.
Apesar de ser uma atividade onde os sócios casados participavam dos jogos aos sábados, tive o privilégio de jogar entre os “craques veteranos” da época.
Em 1981, convidado pelo saudoso Alcides Silva, diretor do “O Jornal”, escrevi a primeira crônica que se intitulou: “O racha nosso de cada dia”.
“O futebol de racha, uma tradição esportiva nos fins de semana no Tênis Clube é para todos os participantes uma espécie de religião. O compromisso com o racha aos sábados à tarde é sagrado e por isso os seus adeptos não faltam, a não ser por motivos fortes. O espírito do racha não chega ao fanatismo como alegam alguns. Simplesmente é dedicação e amor pelo futebol através de um encontro esportivo entre amigos dentro e fora do campo”.
Naquela belíssima tarde futebolística tive o prazer de jogar e confraternizar com atletas como Vasco, Adacyr, Faride, Fordinho, Pazim, Aureliano, Ortogamis, Gerente, Moacir, Múrcio, Dema, Euricão, Honório, Longuinho, Jamil, Zico, Nonato, Silvio, Texite, Varmor, Lagão, Pó, Tatá, Viola, Carlão, Gildão, Greguelo, Gino, Leitão, Paulinho, Jorge Mé, Dener, Jipão, Pardal, Zé Ronaldo, Celsão, Picolim, Carneiro e Sérgio. O presidente do clube na época era o médico Wilson Sartori Gonzales.
Naquela oportunidade, na crônica do nosso racha de cada dia escrevi o quadro de honra da rodada daquele memorável sábado de futebol espetáculo.
Bola de Ouro: Vascão – “Enciclopédia” foi realmente um gigante em campo, com os seus um metro e oitenta…
Bola de Prata: Jipão – artilheiro que veio da Bela Vista é sem dúvida um maníaco pelo gol.
Bola Bexiga de Porco: Ortogamis, basqueteiro incrementado.
Chuteira de Aço: ao meu amigo Jorge Mé que jogou as quatro partidas e ainda saiu sapateiro.
Seleção da Rodada: Goleiro: Tatá; lateral direito: Vasco; zagueiro central: Faride; lateral esquerdo: Fordinho; cabeça de área: Adacyr; meia armador: Moacir; ponta de lança: Gino; centro avante: Jipão.

Última Edição