O catador de lixo

Publicado em 21/01/2017 00:01

O nosso herói de hoje é Sebastião Pereira Duque, de 72 anos.
Morador de Olinda, em Pernambuco.
A vida nunca foi fácil para ele. Ficou órfão aos quatro anos, teve pouco estudo e, com sacrifício criou os sete filhos.
É catador de lixo há 24 anos. O homem puxa uma carroça todos os dias em busca de material reciclável.
Segundo ele, nunca falta trabalho para o catador. O lixo que sufoca o manguezal é a sua fonte de renda. Neste garimpo diário ele retira o seu sustento com muito suor.
Sebastião conta que sozinho recolhe uma faixa de 50 sacos, que dá uma média de 100 quilos de material reciclável.
Mesmo com o pouco dinheiro que ganha, ele ajudou a construir uma escola na comunidade onde mora. A Escola Nova Esperança tem no total, 75 crianças, entre 2 e 6 anos de idade. Os pais dos alunos pagam uma taxa de R$ 25,00 para ajudar no salário de três professoras.
Além disso, o nosso herói ajuda a levantar barracos para os desabrigados que vivem nas ruas da capital. Já deu teto a oito famílias carentes.
Pelo seu trabalho voluntário é pessoa querida na comunidade e as crianças retribuem a sua generosidade com afeto e carinho.
Seu Sebastião ainda faz mais: conserta cadeiras de rodas e fabrica muletas para quem precisa.
Sem dúvida, Sebastião, “Tião da Sucata”, como é conhecido, só pode ser uma pessoa feliz porque possui uma riqueza guardada no seu coração que é a solidariedade a flor da pele.
Ao ser entrevistado, o repórter global Chico Pinheiro parabenizou Seu Sebastião: “Está aí, uma aula de sabedoria, de honestidade, para autoridades, políticos, para nós.” “Sebastião é o cara”, completou Giuliana Morrone, a sua parceira no Jornal Nacional.
Em seguida, Chico terminou o jornal batendo palmas para o catador de lixo.

Última Edição