Norio Kobayashi, o Cara

Publicado em 31/10/2015 00:10

O nosso herói de hoje só poderia ser esta pessoa – Onório Norio Kobayashi –, filho da D. Toshie Higashi e do seu Takeo Kobayashi, nascido aos 13 de maio de 1964, em Santa Fé do Sul, data que lembra a libertação dos escravos assinada pela princesa Isabel. É por estas e outras coincidências do cotidiano da vida que o “Cara” da nossa Estância é referência na questão da cidadania, do voluntariado e principalmente da solidariedade em proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas.
Norio fez o primário na Escola Professora Marina de Oliveira, nome da esposa do fundador da cidade, Dr. Hélio de Oliveira, e estudou o ginasial e o colegial no Ieepim, Instituto Estadual de Educação Professor Itael de Mattos, nome outorgado pelo então governador do Estado Ademar de Barros, em 1962, àquele que foi secretário, escriturário e diretor da escola.
O nosso herói, desde criança tinha o dom de construir. Na primeira Feira de Ciências, idealizada pelo professor Adacyr Ferreira, no Ieepim, o seu grupo de trabalho quase explodiu a escola. A experiência de um canhão movido à pólvora ensinou ao Norio ser um ferrenho questionador, já que ele e seus companheiros quase foram expulsos da instituição. Assim continuou seus estudos na capital. Fez o terceiro colegial no Colégio Fernão Dias, em Pinheiros, e o cursinho vestibular, no Objetivo. Em seguida passou no curso de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira. Em 1986 formou-se engenheiro civil naquela faculdade.
Como estudante, foi presidente do seinenkai, departamento jovem do Clube Nipo, quando este colunista era presidente da entidade e, juntos, promovemos as famosas discotecas e os memoráveis bailes. Mais tarde, na gestão de Hisao Yoshida, Norio foi um dos que iniciou o Gateball, demarcando o campo, que atualmente é um dos melhores da região. Em uma festa de Bon Odori, em Jales, conheceu a princesa dos seus sonhos, Sandra Kazue Sanomiya, natural de Mirandópolis e se casaram no dia 12 de maio de 1990, na Igreja Matriz de Santa Fé, com “Festa do Século” no Clube Nipo. Desta feliz união nasceu Daniela, que atualmente estuda Engenharia Civil.
O espírito de justiça, liderança, unido ao empreendedorismo fez o nosso herói se tornar um advogado, na primeira turma de Direito, pela Funec. Norio é sócio administrativo da empresa Comercial Kobayashi Ltda/Engenharia Civil/Advocacia sediada em Santa Fé do Sul e com filiais em Jales e Andradina. Ele foi curador da Funec, presidente da Fundasul, da Associação Comercial e do Clube Nipo. Atualmente é presidente do Sincomércio, da Associação dos Engenheiros, faz parte da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e membro efetivo do Clube Nipo.
Norio é o homem dos sete instrumentos: corintiano da gema; sushiman; tenista; apresentador de eventos, como Bon Odori, undokai e Noite Nipônica; anfitrião de celebridades, tanto que recebeu com maestria o cônsul geral do Japão, Noriteru Fukushima; montador de yagura e exímio cantor de karaoke. Mas o seu oitavo instrumento, raro por sinal, é do trabalho voluntário que traduz engajamento, solidariedade e união entre as pessoas em benefício de uma comunidade. Os irmãos, Takeshi, Fumie e Setsuo; a filha, Dani; os tios, Valdomiro, Tomie, Joana Mitome, Shiguemi, Eiko, Yassuko, Katsumi, Hidemi, Shizuco; os cunhados, César e Cláudia e os sogros, Antonio Senhiti e Maria, são seus fãs número um e orgulhosos de ter uma brilhante personalidade em família.
A sua atuação de líder para o não fechamento do frigorífico local, juntamente com a imprensa falada, escrita, políticos, associação comercial, sincomércio, sindicatos e sociedade civil organizada, coroou sua trajetória de sucesso e mais uma vez mostrou a sua capacidade de mudar o rumo da história e o seu comprometimento como cidadão santafessulense.

Última Edição