A fábrica de conteúdo

Publicado em 1/04/2017 00:04

“As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade.
Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel”
O escritor italiano Umberto Eco, após uma cerimônia na Universidade de Turim, 2015
Pois é. Mas as mídias sociais também deram espaço para gente séria que quer mais do que as abobrinhas que entopem nossas timelines diariamente.
Pensando nisso, em 2015 criamos a Confraria Café brasil, um ambiente que reúne ouvintes dos Podcasts Café Brasil e LíderCast e leitores do Portal Café Brasil, para troca de informações. É um herdeiro do que um dia foi o fórum de debates do Café Brasil, seguindo um método que se revelou infalível: uma provocação, uma “isca intelectual” acende uma fagulha, que a partir da mobilização de outras pessoas se transforma num incêndio.
E o lugar onde as interações acontecem é no Grupo Confraria Café Brasil no Telegram, que nesta semana ultrapassou a barreira dos 800 Confrades, que ali estão num intensa troca de informações. Certos temas já proporcionaram debates incríveis, até mesmo frenéticos, numa espécie de caos organizado que gera uma energia inigualável.
Mas uma coisa sempre me incomodou.
O debate rola por horas, com as pessoas trazendo suas opiniões, links para artigos, sugestões de leituras, vídeos e uma infinidade de conteúdos que enriquecem o conhecimento de todos sobre o tema. Mas quando o debate termina, nada restava…
Fizemos nesta semana uma experiência, tentando criar um RESUMO DE DEBATE para que todos pudessem ter um material de leitura e consulta ao final das discussões. E o tema escolhido foi REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que gerou centenas de posts. O resultado foi o PDF que você pode baixar gratuitamente daqui:
resumo_confraria_16_03_2017_previdencia_v04
A produção desse material trouxe uma percepção nova para os componentes da Confraria. Além de ser um local onde cada um pode externar suas opiniões sem se preocupar em ser atacado, humilhado ou assediado, abre-se uma nova dimensão: a Confraria começa a gerar conteúdo que a própria Confraria consumirá. Entendeu a profundidade disso? Basta um ambiente apropriado e um estímulo para que um grupo de pessoas interessadas em tirar das mídias sociais e da internet mais que as demonstrações de intolerância, as “fake news”, as piadinhas, as opiniões desinformadas e tudo aquilo que circula no dia a dia, encontra uma forma de selecionar, compartilhar, discutir e, no final, gerar um material que amplie seu conhecimento sobre assuntos que estão na ordem do dia. Todos contribuindo, todos construindo juntos , todos tirando proveito desse trabalho em equipe.
Nossa Confraria está se transformando numa fábrica de conteúdo.
Não sei você, mas eu não tenho visto muito disso por aí…
Ficou curioso? Quer participar?
Quem entra para a Confraria tem:
Um feed individual através do qual serão remetidos os produtos exclusivos
Grupo fechado no Telegram, onde discussões pegam fogo e ninguém agride ninguém
Acesso à temporada completa do LíderCast, todos os programas de uma vez só
Podcast Café Brasil adiantado, cerca de três dias antes de ser lançado o Confrade recebe no feed individual
Podcast Café Brasil em tamanho que pode ser compartilhado pelo Whatsapp
Acesso a eventos exclusivos
Arquivos de programas, e-books e outros conteúdos publicados de quando em quando
É isso. Um lugar que transforma essa espécie de rinha de galos que é a internet, num ambiente fraterno, para crescimento pessoal e profissional. Venha: www.cafebrasil.top.

Última Edição