Tópicos da Semana – Edição de 18/03/17

Publicado em 18/03/2017 00:03

Charge 18-03Por Mário Aurélio Sampaio e Silva.
Charge: Leandro Gusson (Tatto).

Meia-volta volver
Aos incrédulos de sempre, a notícia de que a empresa JBS jamais voltaria para Santa Fé do Sul, tão propagada em alguns órgãos de imprensa, parece ter realmente ido por água abaixo, isso porque anteontem, dia 16, começou a montagem dos equipamentos para que a empresa volte a operar normalmente dentro em breve, como fora noticiado exclusivamente por este semanário.

Méritos
Não se sabe ainda exatamente a quantidade de abates que será realizada por mês, tampouco o número de funcionários que voltarão ou que serão contratados. Entretanto, diante da crise em que o país se encontra, a luta, liderada pelo deputado federal Fausto Pinato, juntamente com o prefeito de Santa Fé, Ademir Maschio; os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges; Edinho Araújo; o ex-prefeito de Santa Fé e atual superintendente do Saae, Armando Rossafa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial e Sincomércio, Norio Kobayashi e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça, valeu a pena.

Boa causa
Anteontem, 15, a comissão do projeto “OAB Vai à Escola, da 115 Subseção de Santa Fé do Sul, cujo presidente é o advogado José Jorge Pereira da Silva, reuniu-se com o secretário Municipal de Educação, Carlos Rogério Garcia, para tratar dos assuntos pertinentes ao projeto, que consiste justamente em levar um advogado à estabelecimento de ensino do município para que possa ministrar palestras de interesse social.

Finalidade
A principal finalidade do projeto é promover diversos tipos de palestras aos alunos, de acordo com a necessidade de cada escola ou sala de aula, como ‘Cidadania’, ‘Drogas’, ‘Crimes Cibernéticos’, ‘Furtos’, ‘Constituição Federal’, dependendo, é claro, da faixa etária dos alunos. É, sem dúvida alguma, uma ótima ação que só contribuirá para o desenvolvimento sociocultural dos alunos do município.

Apresentação
Na próxima sexta-feira, dia 24, haverá uma reunião com todos os diretores das escolas do município, bem como da Eepim, para a apresentação do trabalho a ser desenvolvido. Cabe ressaltar que o mesmo poderá, inclusive, ser realizado nas escolas municipais de toda a Comarca, bastando apenas o contato dos diretores das instituições de ensino com a OAB de Santa Fé do Sul.

Boa causa II
No início deste mês, os vereadores de Santa Fé do Sul estiveram em Votuporanga, na sede da Elektro, empresa que distribui energia e é responsável atualmente pela manutenção da iluminação pública de Santa Fé do Sul, em reunião com o coordenador e consultor institucional da empresa, Fabio Costa, com o objetivo de discutir sobre a questão da situação das lâmpadas queimadas em diversos postes da cidade, o que tem deixado parte de algumas ruas às escuras.

Na contramão
Tão logo estiveram na referida reunião, os oposicionistas de plantão de imediato trataram de relinchar por todos os cantos que a medida era um verdadeiro absurdo, uma gastança de dinheiro sem fim, uma vez que, segundo os ineptos de sempre, disseram que o melhor e menos dispendioso seria uma mera ligação para o 0800 da empresa para que o problema fosse resolvido.

A César o que é de César
A questão é que muitos moradores de Santa Fé vinham reclamando para os vereadores dizendo que vários postes de iluminação estavam inoperantes e que a Elektro não estava dando a devida manutenção. Desta forma, se fez necessária à ida dos vereadores, até porque não se tratava de uma simples lâmpada queimada, mas, sim, de um problema que está afetando o município como um todo, inclusive, em muitas ruas escuras vem se percebendo a presença de usuários de drogas. Ou seja, o encontro se deu para que pudesse haver um melhor entendimento entre as partes envolvidas.

Quem resolve?
Naquela ocasião, mediante a reclamação dos vereadores, os representantes da Elektro entraram em seu sistema e puderam constatar que havia apenas cinco reclamações em um prazo de aproximadamente um mês, o que indica que as pessoas, ao invés de procurarem a empresa, querem que o prefeito ou os vereadores solucionem o problema, talvez pelo fata da grande maioria das pessoas não saber que a responsável pela iluminação pública é a própria Elektro, e não a Prefeitura.
Trabalho dos vereadores
Desta forma, os vereadores, para que o problema inicial, e maior, seja resolvido, estão fazendo uma lista de todos os locais que estão com o problema de iluminação para que a empresa possa, de imediato, resolver a questão. A lista será entregue até o final do mês, e o problema deverá ser prontamente resolvido.

O atendimento
Nesta semana, o cidadão que verificar algum problema de iluminação pública deve ligar na Câmara Municipal e passar os dados necessários, como o nome da rua e o número da onde o poste está sem a iluminação pública.

E o 0800?
A questão é que o cidadão deve e pode ligar para a Elektro sempre que houver um problema de iluminação pública, até porque ela é a responsável pela iluminação pública de Santa Fé do Sul e região.

 

Última Edição