A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA O PROFISSIONAL DE TI

Publicado em 31/01/2015 09:01

Remunerado ou não, o estágio profissional se mostra cada vez mais importante no processo de graduação do aluno.
É o momento onde inicia-se a concretização dos pressupostos teóricos adquiridos em sala de aula, bem como o primeiro e importante contato com a efetiva atividade da futura profissão.
A área de TI – Tecnologia da Informação – está em constante expansão, com dezenas de novos produtos e tecnologias surgindo todos os dias, o que faz com que o futuro profissional necessite estar sempre ligado no que surge, assim como aquele que já está consolidado do ramo.
Para o estagiário do Centro de Tecnologia da Informação da Funec, Vinícius Barbosa, 24 anos, aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a experiência do estágio está sendo essencial para sua formação.
“O ensino superior me permite adquirir ao longo do curso todo embasamento teórico necessário para o exercício funcional da minha área; porém, isso não basta, de modo que busquei, através do estágio, aprofundar meus conhecimentos e aprender outros de cunho prático”, disse Vinícius.
Além da parte específica do curso, o aluno disse ainda que o estágio traz a oportunidade de interação com as pessoas no ambiente de trabalho, fortalecendo a parte interpessoal, muito importante na relação de emprego futura.
O estágio tem como principal objetivo oferecer ao aluno a oportunidade de vivenciar a prática profissional, empregando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, obtendo novos conhecimentos, além de exercitar a capacidade de trabalhar com outras pessoas, característica muito valorizada pelas empresas da área.
No curso de Tecnologia da Funec o estágio é um componente curricular obrigatório, e, para cumpri-lo, o aluno precisa firmar um termo de compromisso com a Funec e a empresa ou unidade, que necessariamente deve ser conveniada com o Setor de Convênios da faculdade, para contratar o seguro que protege o estagiário no exercício de suas atividades.
Os alunos devem procurar a coordenação do curso para obterem mais informações.

Última Edição