DIA ‘D’ DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA SERÁ NESTE SÁBADO

Publicado em 22/10/2014 10:10

Será realizado neste sábado, dia 25, e no próximo, dia 1º de novembro, o dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, quando, cães e gatos poderão ser vacinados em todas as Estratégias de Saúde da Família de Santa Fé.
A campanha teve início no dia 1º deste mês, e terminará no dia 21 de novembro. Até então, já foi vacinada a população de cães e gatos que vive em sítios e ranchos.
Outras datas
A vacinação durante a semana poderá ser feita a partir da próxima terça-feira, do dia 28 ao dia 31, próxima sexta-feira, na Unidade de Vigilância de Zoonoses, situado na rua 5, nº 996, das 7:30 às 10:30 horas, e, das 13:30 às 16:30 horas.
De 3 a 7, de 10 a 14, e do dia 17 ao dia 21 de novembro, a vacinação será realizada no Pavilhão da Feira, na rua 23, entre as ruas 14 e 16, e na Unidade de Vigilância de Zoonoses, no mesmo horário.
Em novembro, às sextas-feiras, a vacinação do Pavilhão da Feira será das 7:30 às 13:00 horas.
Sobre a doença
A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença.
Segundo a veterinária da Secretaria de Saúde, Fabiana Sisto Sandrin Geiacometi, a vacina é a única maneira de controlar a doença. “A raiva é uma doença incurável, portanto, deve haver um controle rigoroso da vacinação dos animais domésticos e do campo”, explicou ela.

Última Edição