SEMINÁRIO VISA OFERECER ESCLARECIMENTOS E INCENTIVAR DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Publicado em 1/10/2014 14:10

Será realizado hoje, dia 1º, a partir das 19:30 horas, no campus II da Funec, pelo AME – Ambulatório Médico de Especialidades – em parceria com a Santa Casa e a Funec, o 1º Seminário de Doação de Órgãos -, com o objetivo de esclarecer e alertar à população sobre a importância de autorizar a doação de órgãos.
O seminário é gratuito, entretanto os interessados deverão fazer a inscrição através do site www.funecsantafe.edu.br, selecionar a opção ‘evento’ e fazer o cadastro.
Durante o seminário, será discutido o cenário atual da doação de órgãos no Brasil, e também apresentado o trabalho da Cihdott – Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante -. Participará do mesmo, também, um paciente transplantado que dará seu testemunho.
“O evento tem como objetivo orientar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, bem como propor a discussão do tema no seio familiar para a quebra de paradigmas em relação ao assunto”, explicou o gerente de Enfermagem da Santa Casa de Santa Fé, Adilson Arruda Ramim.
Já a coordenadora do curso de Enfermagem da Funec e enfermeira do controle de qualidade do AME, Taise Jordão, acredita que o evento será de grande relevância para os alunos. “Como futuros profissionais enfermeiros, serão multiplicadores de conhecimento, orientando pacientes e familiares, já que a cultura de doação deve ser trabalhada de maneira assídua, pois ainda existe muita resistência e medo”, comenta.
Segundo a gerente médica do AME, Ana Carolina Casare, o Ambulatório é peça importante na orientação e, principalmente, na desmistificação do tema. “Mesmo não participando ativamente do processo de transplantes de órgãos, somos a porta de entrada para o diagnóstico de várias patologias crônicas que podem levar ao procedimento. Dessa forma, o AME assume honroso papel ao participar e auxiliar sempre que possível na melhoria da saúde de todos os usuários”, destacou.

Última Edição