RUBINEIA COMPLETA HOJE 63 ANOS DE FUNDAÇÃO
Rubineia completa hoje, dia 3, 63 anos de fundação, e, em comemoração, foi realizada uma programação especial. Pela manhã, foi realizado um desfile cívico que passará pelas ruas da cidade, com o tema “Beleza da Nossa Terra”.
Participaram do desfile os departamentos municipal de Educação, Social, Saúde, Cultura e Meio Ambiente; bem como a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -, os alunos do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Banda Marcial Militar de São José do Rio Preto, o Tiro de Guerra de Fernandópolis, e a Fanfarra da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -, de Santa Fé.
Rubineia, cujo nome decorre da fusão eufônica dos prenomes do casal Rubens de Oliveira Camargo e Nair, sua mulher, surgiu em loteamento aberto em terras de sua família.
O povoamento iniciou-se em 1951, quando Bento Felix da Silva construiu a primeira casa de tijolos, onde instalou armazém, ponto de parada dos viajantes que demandavam ao porto Taboado, no Rio Paraná, em direção a Mato Grosso do Sul.
No dia 3 de outubro de 1952, uma cerimônia religiosa marcou o nascimento da povoação. Em 1953, chegam os trilhos da Estrada de Ferro Araraquara, fator de grande importância no povoamento e desenvolvimento da economia local.
Segundo o censo de 2010, em Rubineia, a população atual é de 2.862 habitantes.