PRESIDENTE DO SINCOMÉRCIO DE SANTA FÉ ESCLARECE CONVENÇÃO COLETIVA TRABALHISTA
O presidente do Sindicato do Comércio de Santa Fé e da comarca, Onório Norio Kobayashi, realizou hoje, 7, uma reunião para esclarecer aos funcionários do comércio varejista de Santa Fé, as questões de acordo salarial e Convenção Coletiva Trabalhista.
A Convenção Coletiva de Trabalho é um acordo assinado entre os sindicatos do comércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Jales, que diz respeito ao acordo salarial dos trabalhadores do comércio em geral.
De acordo com ele, havia o comentário de que ele não fazia acordo salarial, uma vez que Santa Fé não há Convenção Coletiva assinada desde o ano de 2005.
“Mesmo que não temos a Convenção assinada, não significa que os funcionários do comércio não tiveram aumento salarial. Eu sou a pessoa que mais tenta fazer acordo salarial, mas para isso é preciso conversar e discutir”, disse ele.
O motivo de não ter assinado a Convenção, no ano passado, foi que a mesma não levava em consideração o comércio de Santa Fé. De acordo com Norio, o Sindicato de Jales não fez nada a respeito que beneficiasse a cidade.
“Eu não assinaria uma Convenção que prejudicaria o comércio da cidade, e por essa razão, o Sindicato afirmou que eu não fazia acordos. A partir do momento em que a Convenção é assinada, ela passa a ser obrigatória. Sei as implicações que causaria, uma vez que as empresas não poderiam cumprir. O sindicato sempre esteve aberto para discutir qualquer problema e por isso fechamos um termo de negociação”, afirmou Norio. Ele também explicou que o termo foi fechado com base na convenção da cidade de Itapetininga, e que nenhum comerciante e empregado no comércio foi prejudicado ou ficou sem receber.
“É uma liberdade sindical não assinar a Convenção. Então temos este termo que é parecido com o de Santa Fé”, finalizou ele.