SEU INTESTINO FUNCIONA?

Publicado em 17/10/2014 23:10

Até pouco tempo atrás se acreditava que o trato gastrointestinal servia apenas para digerir e absorver os nutrientes. O resto, aquilo que não servia mais, seria eliminado através das fezes. Portanto, se você come menos, como no caso das dietas, não forma tanto bolo fecal e o intestino fica “preso”.
Certo? Não, nem tanto.
Nem sempre diminuir o que você come leva a constipação intestinal. O mais importante é “o que” você come.
Atualmente, a ciência já comprova que o nosso intestino desempenha outras funções essenciais ao nosso corpo e ao equilíbrio orgânico. Ele é responsável pela conversão de diversas substâncias e influencia, inclusive, na regulação hormonal.
Estudos recentes apontam que uma flora intestinal inadequada produz uma maior quantidade de endotoxinas, substâncias maléficas ao nosso corpo, que causam uma série de doenças, até mesmo o câncer.
Nunca foi tão importante cuidar da saúde intestinal.
Nossa alimentação moderna está repleta de produtos químicos, corantes, conservantes, flavorizantes e muito pobre em verdadeiros alimentos.
Isto é extremamente prejudicial, uma vez que, se seu corpo não consegue absorver adequadamente os nutrientes, porque seu intestino está intoxicado e inflamado, e, por isso, algumas dietas não funcionam e nem te fazem bem.
Isto explica porque algumas pessoas diminuem drasticamente o valor calórico da alimentação e mesmo assim não emagrecem. Também explica a ineficácia de alguns medicamentos. Se a absorção está comprometida, o remédio não é absorvido de forma eficiente.
Diversos estudos relacionam a formação de endotoxinas com a epidemia da obesidade. Um intestino comprometido, com disbiose, ou seja, alteração da flora intestinal normal pode levar a inflamação, que lesa as mitocôndrias das nossas células causando ganho de peso, resistência à ação da insulina e síndrome metabólica.
Digo tudo isso para chamar sua atenção para este órgão importantíssimo.
Preste muita atenção à alimentação.
Tudo que você come pode ser transformado em coisas boas ou ruins. Além disso, o que você come pode estar prejudicando o funcionamento da porta de entrada para tudo em seu corpo: seu intestino.
Intestino preso pode ser apenas um dos sintomas de que sua saúde intestinal não vai nada bem. Porém, a distensão abdominal, flatulência, inchaço após as refeições, desconforto gástrico e vários outros sintomas podem indicar que você precisa prestar mais atenção.
Cuide do seu corpo e da sua saúde.
Faça-o funcionar adequadamente.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!

Última Edição