POPULAÇÃO CONTINUA DESCARTANDO MEDICAMENTOS EM LIXO COMUM
A Prefeitura de Santa Fé, através da Vigilância Sanitária, está orientando a população para o descarte correto de medicamentos, uma vez que as unidades que estão com prazo de validade vencida não devem ser jogadas em lixo comum, mas nas caixas próprias para o descarte, que estão distribuídas em todas as Estratégias de Saúde da Família.
Mesmo com toda a organização da Vigilância Sanitária, que no ato da entrega alerta sobre a data de vencimento, a população ainda descarta os medicamentos sejam vencidos ou não em lixo comum, inclusive medicamentos da farmácia de alto custo.
O descarte correto evita que o solo, a água, plantas e animais sejam contaminados, tanto pelo princípio ativo do medicamento quanto pelos resíduos tóxicos que podem ser gerados durante a sua decomposição.
“É fundamental que o cidadão entenda seu papel de consumidor consciente; pois, além de se pensar sobre o descarte, é preciso pensar na redução do uso, observando se realmente é necessário”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Silvana Aparecida Moro.