Tópicos da Semana – Edição de 15/11/14.

Publicado em 15/11/2014 00:11

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Charge 15-11Sonho de Natal
Há seis dias para o lançamento do Sonho de Natal 2014, já é notável nos quatro cantos da cidade que a equipe responsável pelo projeto está trabalhando a todo o vapor, isso porque este ano, além de haver um aumento de enfeites produzidos através das pets, haja vista que no ano passado foram usadas quase dois milhões e meio de garrafas e, neste ano, 2,6 milhões, novos adereços estão sendo confeccionados.
Novidades
As grandes novidades deste ano começarão a ser efetivamente instaladas na cidade somente a partir desta segunda-feira, quando serão iniciados os trabalhos de colocação dos últimos itens natalinos, e isso, propositalmente, será efetuado para que todos tenham o grande impacto com relação às novidades a serem apresentadas no dia 21.
Lâmpadas
Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, neste ano serão dispostas mais de 2,5 milhões de lâmpadas, que, com certeza, ressaltarão o brilho dos enfeites e iluminarão a cidade ainda mais, encantando, assim, os santafessulenses e visitantes. Em termos comparativos, no ano passado foram usadas 1 milhão de lâmpadas, ou seja, para este ano o número de lâmpadas dobrou.
Línguas pretas
Para os línguas pretas da cidade, que torcem para que toda e qualquer ação da atual administração seja um fracasso, resta agora esperar pra ver e crer que Santa Fé, mesmo passando por dificuldades financeiras devido a falta de repasses de verbas, como tem acontecido com a maioria das cidades do País, vem, através do Sonho de Natal, mostrando que tem força o suficiente para deixar a cidade ainda mais bonita nesta época tão sagrada – o Natal.
Que coisa linda
Em outras administrações, passava-se uma tinta aqui, outra ali, pintava-se as sarjetas de branco e todos ficavam extremamente satisfeitos, falando aos quatro ventos que a cidade estava linda. Hoje, os mais afoitos dizem que a cidade está abandonada; então será que o povo não esteja clamando pelas pinturas dessas sarjetas? Ou seja, como diz o ditado popular “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”.
Turismo
É inegável que o Sonho de Natal é um grande gerador de renda para a cidade, até porque o horário de funcionamento do comércio se expande nesta época do ano e passa a ter os estabelecimentos comerciais abertos até às 22:00 horas, nos dias da semana, e, aos sábados, até às 16:00 horas. No ano passado, a cidade recebeu 100 mil turistas e este ano a expectativa é de que esse número chegue a pelo menos 150 mil, haja vista a notoriedade que o nosso Sonho de Natal ganhou ao longo desses oitos anos.
Quem conhece…
Para alguns santafessulenses que já estão acostumados com o Sonho de Natal talvez tudo possa parecer, a cada ano, que o que se tem feito é uma mera troca de bolas e enfeites, ou seja, o que está ali vai para acolá e vice-versa, e isso é inerente do ser humano – o que já foi visto está visto e pronto. Entretanto, para os turistas que aqui nos visitam, tudo é de encher os olhos diante de tanto brilho, cores, luzes, numa mistura harmoniosa, nos remetendo ao nascimento de Jesus.
No Facebook
Nas páginas sociais, e principalmente no Facebook, já é notável o grande número de publicações feitas a respeito do Sonho de Natal. São postagens de fotos dos adereços que já estão instalados nos mais diversos pontos da cidade, e olha que até os contras por natureza também estão o fazendo.
Lançamento
O lançamento do Projeto Sonho de Natal/2014 dar-se-á com a apresentação de nada mais nada menos do renomado grupo Demônios da Garoa, lenda viva da música popular brasileira, que tem em seu vasto repertório diversos sucessos como Saudosa Maloca; Trem das Onze; Ai, que Saudade da Amélia; Iracema; Tiro ao Álvaro, dentre tantos outros.
Turismo
Nosso turismo anda mal das pernas, isso é fato, principalmente pela grande seca que estamos enfrentando, talvez a pior de todos os tempos. Para se ter uma ideia, nesta mesma época do ano passado, praticamente todos os ranchos de locação já estavam reservados para as festas de final de ano, quando famílias das mais diversas localidades do Estado, principalmente da capital, vinham a procura dos esportes náuticos ou até mesmo para ser divertir nas límpidas águas de nosso Paraná. Hoje, temos uma queda de pelo menos 30% na procura dessas casas de veraneio.
Salvação
Outras secretarias têm atraído turistas para Santa Fé, como a de Cultura, que, dentre os diversos eventos realizados durante o ano, trouxe oficinas, circuitos culturais, o Encontro de Ferromodelismo e, mais recentemente, a I Mostra de Teatro. ´
Fim de linha
Há que se encontrar outras formas de atrair os turistas para o município, seja através de eventos esportivos, shows de grande porte, com divulgação em âmbito regional. Está mais do que na hora de serem realizados mais eventos turísticos em Santa Fé, já que somos uma Estância Turística, e pelo que todos têm percebido, o Turismo anda muito fraco, sim, sem efetivas ações, está praticamente apagado, e é importante que os responsáveis por esse setor acordem para essa realidade, ou então voltaremos a ser uma cidadezinha escondida no final da linha do trem, e Santa Fé não merece mais isso.

Última Edição