Tópicos da Semana – Edição de 29/11/14.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Senta que lá vem história
De mamando a caducando, seja por todos os lugares que passemos, ou até mesmo “visitando” as redes sociais, o assunto da semana tem sido inegavelmentez o Projeto Sonho de Natal 2014, cuja abertura se deu na sexta-feira da semana passada, na Praça Salles Filho, com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, além de toda a população e turistas, cujo número chegou a seis mil pessoas.
História II
Os línguas pretas, evidentemente, esperavam ver a cidade com meia dúzia de bolinhas, uma arvorezinha aqui e outra acolá. Porém, Santa Fé está indubitavelmente linda, brilhante, cheia de luzes e cores, encantando seus moradores e visitantes que cá vieram e ainda estão por vir.
TV TEM
No sábado, a Rede Globo de Televisão, através de sua filial TV TEM, dia seguinte da inauguração do Projeto, em seu TV TEM Notícias, em uma reportagem de 4 minutos, ressaltou para toda a região do Noroeste Paulista as belezas do Sonho de Natal da Estância Turística de Santa Fé do Sul.
Inflamos
Evidentemente que ficamos com nossos egos inflados, pois a âncora do referido jornal destacou o evento como “uma noite especial na Estância Turística de Santa Fé do Sul. A cidade está mais colorida e iluminada. O Projeto Sonho de Natal, que incentiva o reaproveitamento de materiais recicláveis, usou quase três milhões de garrafas pet na decoração deste ano. O público se encantou com o que viu…”
Visualizações
Além de ter sido visto por uma infinidade de telespectadores, o noticiário ainda foi compartilhado no Facebook, e, na rede social, visualizado e compartilhado por centenas e centenas de pessoas, o que levou nossa cidade ao conhecimento de muitas pessoas que, com certeza, estarão pelo menos uma noite aqui para ver ou rever o que temos de belo nesta época do ano.
Comércio
A cidade ganha, nós ganhamos e comércio agradece, e não é sem tempo, pois é inegável a crise que vem nos afetando. Com o projeto, proprietários de estabelecimentos comerciais voltarão a sorrir, pois, vindo para cá, os turistas sempre acabam comprando algo, e é exatamente isso que faz a economia de uma cidade girar.
Faidiga lá?
No sábado passado, o comerciante e ex vice-prefeito de Santa Fé, Gilberto Faidiga, em uma entrevista para a Rádio Mega FM, afirmou categoricamente que se será candidato a prefeito de Santa Fé em 2016. Ainda sem partido, Faidiga contou que “decidirá” qual sua filiação somente no último dia determinado pela Justiça Eleitoral, ou seja, um ano antes das eleições. Disse ainda que não será candidato caso o ex candidato a prefeito, Juninho Zocarato, também saia na disputa eleitoral. Perguntado se seria vice de alguém, Faidiga disse que não.
Eu também
O prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa, também em uma entrevista, porém na Rádio Dinâmica II FM, na última quarta-feira, disse não descartar a possibilidade de pleitear sua reeleição, até porque, a partir de agora, com tantas emendas aprovadas, a cidade e toda a população começará a ver efetivamente as tão almejadas mudanças que o povo tanto clamou.
Chove chuva
Eis que a chuva parece ter dado ao ar da graça, haja vista que o fenômeno natural tem acontecido, nas últimas duas semanas, praticamente todos os dias. Bom para a Agricultura, base de nossa economia; bom para o nosso Paranazão, que vinha, a cada dia, desaparecendo; bom para os turistas, que poderão desfrutar do nosso Turismo Rural mais arborizado e verde; bom para nós, que não aguentávamos mais essa secura de dar dó…
Represa de capacitação
Já podemos respirar aliviados, em todos os sentidos, pois, segundo a ETA – Estação de Tratamento de Água – de Santa Fé, neste mês choveu 138,5mm, quantidade consideravelmente boa se compararmos ao mesmo mês dos anos passados, como em 2010, 47,8 mm; 2011, 121 mm; 2012, 121 mm e, em 2013, 81.
Juvenil
Na última quarta-feira, o que seria uma das reuniões mais importantes para a construção e aprovação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, vingou por falta de quórum. O evento, que aconteceu no Creas, não teve a participação efetiva do Poder Público e da sociedade como um todo.
O caso
O Plano, com validade de dez anos, tem como objetivo atender e acompanhar os adolescentes que se envolvem em atos infracionais, como furtos, roubos, uso de drogas, dentre outros. Visa também a inserção do menor na sociedade, seja através de ações educativas, acesso a educação, cultura, esporte e lazer, bem como ao mercado de trabalho.
Realidade
O que temos hoje na cidade é um grande número de crianças e adolescentes envolvidos em situações de risco. A Administração, através do setor Social, comprometida com esse problema, tem dado todo o apoio para que a Secretaria competente desenvolva o referido trabalho, imposto por uma lei federal; porém, ao invés de participar, o que se viu naquela noite uma reunião meio acabada.
Desejo
É importante que a sociedade entenda que é de extrema importância esse trabalho, haja vista que precisamos fazer algo para que nossos jovens sejam recuperados e reeducados enquanto ainda em fase de desenvolvimento, e, consequentemente, a estruturação de suas famílias, que, por sua vez, podem, assim, fazer um trabalho de prevenção junto aos mesmos, impedindo também que os que se encontram em situação de risco não fiquem expostos a eventuais vicissitudes da vida.