PÉ DE GIRASSOL FLORESCE COM VINTE E DOIS BOTÕES
Um pé de girassol, plantado em um dos canteiros da Escola Elisabeth Maria Cavaretto de Almeida, no final de setembro, em Santa Fé, floresceu com vinte e dois botões, o que é algo inédito, já que um pé de girassol comum floresce com até três botões.
As sementes foram plantadas por 25 crianças do primeiro ano da instituição, através da disciplina de Matemática, ministrada pela professora Célia Aparecida Sardinha, por meio do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal.
Elas participaram do projeto, e utilizando o Livro dos Números, aprenderam sobre a quantidade das coisas. A atividade foi acompanhada durante todo o tempo pela professora e também pelos alunos, que regaram todos os dias as mudas e acompanharam a germinação das mesmas.
Na instituição há, agora, dois pés de girassol, que totalizam 26 botões. Um deles tem 17 flores abertas, e o outro com duas; sendo que os demais sete botões ainda estão fechados.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Rose Ribeiro, isto é algo inusitado. “É raro vermos um pé de girassol com mais de dois ou três botões. Já temos aqui um com 22 e outro com quatro. E, isso, é fruto de um trabalho realizado pelos alunos”, disse ela.
Rose contou, também, que o projeto aconteceu na época da primavera, e que as sementes foram trazidas pelos alunos.