MUSEU DA IMAGEM E DO SOM JÁ RECEBE VISITAS DE DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS
Em pleno funcionamento desde o dia 12 de dezembro de 2014, o MIS – Museu da Imagem e do Som, de Santa Fé, já recebeu, em menos de um mês, visitas de mais de 200 pessoas da região e de diversos estados brasileiros. O local fica situado em um espaço exclusivo no Complexo Turístico, Histórico e Cultural da cidade.
Até hoje, dia 7, duzentas e sete pessoas de Santa Fé e das cidades da região, como Três Fronteiras e Santana da Ponte Pensa, bem como Pereira Barreto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba, Valentim Gentil, Caraguatatuba, Praia Grande, Campinas, Votuporanga, Americana, Hortolândia, Jundiaí, Teodoro Sampaio, Garça, Cafelândia, e, ainda, de estados como Minas Gerais (Ipatinga), Mato Grosso do Sul (Aparecida do Taboado), Paraná (Ivaté) e Mato Grosso (Pontes e Lacerda).
“Isso mostra a importância do Museu a nível cultural e turístico, pois o mesmo tem atraído pessoas a conhecer o acervo. É importância destacar a relevância da cultura, e o que ela proporciona para uma cidade, alavancando o turismo, pois o maior atrativo turístico em um município são as questões culturais, e principalmente que valorizam o patrimônio histórico de uma cidade, resgatando épocas antigas”, destacou o secretário de Cultura, Beto Alcalá.
O Museu tem iluminação específica, com focos de luz, trilhos, assim como cubos expositores.
Estão expostos 26 painéis de acrílico com 12 fotos cada, totalizando 312 fotos, da década de 40 até os dias atuais. Há ainda nove cubos expositores com ‘monóculos’, que são cones de plástico, que possuem dentro um cromo, que é um tipo de fotografia.
Há uma parede de discos de vinil com mais ou menos 180 mosaicos; uma mesa da antiga Rádio Dinâmica – Santa Fé (AM), as cornetas da Rádio Cacique no Ar, uma máquina fotográfica Lab Lab, textos da radionovela Luar do Sertão, além de várias vitrolas, uma vitrine dos anos 60 da Ótica Fernandes, assim como fitas K7, telefones fixos e celulares, órgãos de fole, da década de 40 e 50, e computadores
No Museu há, ainda, um mini cinema, no qual são usadas as cortinas e os bancos do antigo auditório da Rádio Dinâmica.
Outra novidade é a cabine de 1,00 X 1,20, com um acervo fonográfico, onde cada pessoa pode ouvir músicas de cantores que fizeram sucesso nas décadas passadas.
O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 horas, e das 13:30 às 17:00 horas. Aos sábados, as visitas ocorrerão das 9:00 às 12:00 horas, e das 13:30 às 17:00 horas, e, aos domingos, o horário de funcionamento será das 9:00 às 14:00 horas.
No mini cinema, os visitantes podem assistir filmes e reportagens antigas sobre Santa Fé do Sul, e, a partir do início do ano letivo, serão agendados filmes que serão exibidos para alunos da rede municipal e estadual de ensino.