TUDO AZUL? NÃO, TUDO VERDE

Publicado em 24/01/2014 23:01

Está na moda.
Saiu na revista. Todas as famosas usam e atribuem a boa forma ao seu uso.
Na nutrição popular é assim: cada descoberta é um flash.
Os alimentos milagrosos surgem com promessas emagrecedoras instantâneas e caem no gosto das pessoas.
A cada época, um escolhido, e o queridinho da vez é o suco verde.
Feito de uma mistura de frutas (maçã, limão, maracujá, abacaxi, etc) com folhas verdes (couve, rúcula, espinafre), hortelã ou salsinha e água esta nova sensação promete milagres e resultados: emagrecer, desintoxicar, desinchar, hidratar, tonificar, embelezar e tantos outros atributos.
Verdade ou mentira?
Os dois.
Verdade que faz muito bem a saúde, pois contém ingredientes que são ricos em vitaminas e minerais (frutas e verduras), além de ter fibras que contribuem para o bom funcionamento intestinal (para tanto não se deve coá-lo).
Mentira que sozinho é capaz de tudo isso: para qualquer resultado de perda de peso e bem estar a dieta deve ser equilibrada durante todo o dia. Não adianta tomar suco verde no café da manhã, almoçar lasanha e tomar uma cervejinha na happy hour. É necessário que o plano alimentar seja balanceado e adequado, somado a isso, o suco verde auxilia bastante.
Não estou dizendo de forma nenhuma que ele não faz bem, pois faz sim. O que quero dizer é que nenhum alimento isoladamente resolve todos os seus problemas.
Incluí-lo no dia a dia é uma ótima opção para tornar a sua alimentação mais saudável: ele pode fazer parte do café da manhã ou substituir o lanche da manhã ou da tarde.
Lembre-se também que o suco não deve ser exageradamente adoçado, pois nada adianta tantos nutrientes no meio de tanto açúcar.
Outra dica é tomá-lo logo após o seu preparo, para que suas propriedades nutricionais se mantenham.
Use a moda e seus alimentos, porém não se esqueça do básico, pois nada nem nenhum alimento é capaz de substituir a base de uma alimentação saudável: alimentos “in natura”, frutas, legumes e verduras, cereais integrais, leite e carnes magras.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!

Última Edição