NUTRIGENÔMICA
Pode parecer coisa de ficção científica, mas, a comida que você come pode provocar mutações genéticas no seu corpo e causar o aparecimento de diversas doenças.
Sim, o exagero no açúcar pode causar câncer.
Gordura em excesso com certeza aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Dietas desbalanceadas afetam significativamente a saúde e qualidade de vida.
Atualmente a nutrigenômica, ciência que estuda genes específicos e componentes bioativos dos alimentos conjuntamente com suas possíveis interações, tenta investigar a influência dos componentes da dieta no genoma humano, relacionando as interações ocorridas com os diversos tipos de modificações celulares.
Isto significa que se começou a estudar o efeito do alimento na sua carga genética, que alteração ele pode causar ao seu DNA.
Eu sei que parece complicado, e é.
Mas, o que você precisa entender é que a sua carga genética, a sua hereditariedade, as doenças que você apresenta só acontecem quando houver um ambiente propício para isso.
Isso significa que os genes por si só não causam as doenças.
Eles precisam de um estímulo.
Os alimentos são dotados de nutrientes e compostos bioativos que desencadeiam efeitos moleculares, benéficos ou não ao organismo, dependendo de quais genes apresentam sua atividade alterada.
Os alimentos funcionais, por exemplo, são conhecidos por gerarem benefícios ao organismo; no entanto, este efeito não é similar em todas as pessoas e sim, dependente das características genéticas individuais.
Por este motivo a dieta da vizinha não serve para você: vocês são diferentes.
Suco de couve não serve para todos.
Uma intervenção nutricional baseada em conhecimentos específicos, levando em consideração às características genéticas individuais, pode tanto prevenir como auxiliar no tratamento e cura de doenças.
Isto porque já se tem o conhecimento de alguns genes estão diretamente relacionados com o desenvolvimento de doenças, como diabetes, osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outras.
Portanto, dependendo do tipo da sua alimentação esses genes são expressos de maneiras inadequadas, gerando posteriores riscos à saúde.
Cuide individualmente da sua alimentação, afinal, não existe ninguém igual a você.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!