CONTEI PRAS PAREDES

Publicado em 6/02/2015 23:02

Não sei dizer se elas me ouviram ou não…
Não sei dizer se apenas eu me confesso às paredes do meu quarto, do banheiro, do escritório… De qualquer lugar onde eu possa fixar meu olhar sem que ninguém me pergunte pra onde estou olhando, o que estou pensando … coisas do gênero, ou se todo mundo faz isso…
Confesso que tenho curiosidade em saber se outras pessoas também escolhem paredes, brancas ou coloridas (não importa), para externarem em silêncio aquilo que não têm disposição (é, a palavra é essa, disposição) para contar, desabafar, sei lá, qualquer coisa que necessite verbalizar para outras pessoas.
Se tenho amigos? Conto nos dedos de uma só mão, mas os tenho, sim. Como tenho certeza que vocês também os têm! Mas vamos combinar: Tem hora que bate uma falta de confiança no mundo inteiro, não é? A gente vê tanta coisa medonha!!! Tanta falta de escrúpulo! Tanta falta de ética (essa palavra está na moda. Mas só a palavra…), que a gente fica assim, meio arredio, olhando de um lado pro outro, que nem matuto, desconfiado, com medo de abrir o coração e levar uma pernada de quem a gente menos espera…
E convenhamos. Tem coisa pior que a ingratidão? Tem coisa pior do que ser traído naquilo que você deu com mais carinho pro amigo? Sua confiança, seus segredos, suas histórias, seus planos? Favores, você faz pra qualquer pessoa. Dinheiro, você empresta ou dá, de acordo com suas posses para quem for necessitado e lhe pedir, mas, confiança, não! Isso é conquistado. Tem que ter olhado muito no olho!
Dificilmente me engano com as pessoas. Meu santo é forte pra essas coisas! É uma coisa de pele, de olho no olho. Eu posso gostar demais de uma pessoa, mas eu sinto se ela um dia vai pisar na bola comigo! E aí, não tem jeito, não vou longe com aquela pessoa em termos de confidências, mas não vou mesmo!
Nem sempre as pessoas traem sua confiança por maldade. Não! Não que elas não gostem de você! Não é isso. São suas amigas, gostam de você, mas é inerente ao ser humano errar. E por que não errariam conosco? Assim como nós erramos com elas também…
A verdade é que está cada dia mais difícil ter alguém pra contar um segredo, desabafar coisas! Está cada dia mais difícil contar com alguém para nos ouvir! Cada um com seu cada um! Já dizia um pintor de paredes amigo meu. Isso é que é filosofia, o resto é Sartre, Sócrates!!! Nosso tempo não pode ser perdido, nos cobramos cada dia mais.
O tempo está cada vez mais curto. Trabalhamos hoje o dobro de ontem para ganhar a metade ou menos ainda. É só o que se escuta. No entanto, percebemos que é preciso melhorar como ser humano, como pais, como empresas.
A gente vê todo dia pessoas se esforçando o máximo que podem para fazer o bem. Uns, porque acreditam que vão pro céu com isso! Outros, porque ganharão a admiração da sociedade, outros, por compaixão mesmo. Ainda bem! Mas e o Bem? Quem é do Bem? Quem está tentando ser do Bem ?Eu? Você? Temos tempo pra fazer o Bem, ler sobre o Bem, estudar sobre o Bem, criticar quem não é do Bem…
Estamos realmente interessados em fazer o bem a quem está ao nosso lado? A amigos oferecendo nossa lealdade, já que estes imploram por nossos ouvidos e olhares. Ou simplesmente os deixamos conversando com as paredes para que possamos manter nosso papo íntimo com elas sem nenhuma interrupção?

Última Edição