Em aula inaugural, professor da Funec lança livro para o curso de Direito

Publicado em 7/02/2015 00:02

Gilberto Antônio Luiz, que é advogado e professor, lançou o livro “Introdução ao Estudo do Direito”

Por Lucas Machado

FOTO 4A MATÉRIA 5Os alunos do curso de Direito da Funec tiveram, na terça-feira, 3, no Complexo Turístico Cultural e Histórico, uma aula inaugural com o professor Gilberto Antonio Luiz, que, na ocasião, lançou o livro “Introdução ao Estudo do Direito”.
A coordenadora do curso, Luciana Stefanoni, que fez a abertura da aula, ressaltou que a produção científica dos professores revela a qualidade de ensino da Funec. “A oportunidade de uma aula inaugural com um dos nossos colegas, o professor Gilberto, vem destacar a nossa Fundação no cenário educacional do Brasil, pois o livro está nas melhores livrarias, ganhando destaque nacional”, disse.
Na ocasião, foram transmitidos os assuntos básicos e uma síntese do que o livro trata, além de terem sido discutidos alguns temas controvertidos de Direito.
A disciplina de Introdução ao Estudo do Direito compõe a grade curricular do curso e, na oportunidade, o professor Gilberto discorreu sobre um dos temas tratados na obra, abordando a temática se o Direito é ou não ciência.
“A obra apresenta a natureza e finalidade do Direito, destacando as suas principais divisões e características fundamentais, e ainda debate a sua cientificidade ou não, além de abordar sua relação com outras áreas”, explicou Gilberto.
O livro é destinado tanto aos acadêmicos em Direito quanto aos profissionais da área jurídica.
Durante a aula inaugural, Gilberto questionou os alunos sobre o que eles seriam quando terminassem o curso, tendo obtido diversas respostas, como delegado, promotor, juiz, dentre outras profissões. “Vocês serão, antes de tudo, cientistas, pois receberão o diploma de bacharéis em ciências jurídicas e sociais”, afirmou ele.
Ainda segundo o advogado, que é professor da Funec, o livro oferece ao estudante uma iniciação ao mundo do Direito, traça um panorama que parte de sua natureza e finalidade, passa pela discussão da cientificidade ou não, e aborda ainda sua relação com as demais ciências. “Destaca ainda as principais divisões do Direito e suas características fundamentais, analisa sua aplicabilidade e, como tema fundamental, a Justiça”, afirmou.
Para finalizar, ele explicou que a presente obra tem por intuito preparar o acadêmico de Direito para a compreensão dos principais temas e diretrizes que compõem o universo jurídico, seus conceitos e suas contradições.
“Foi uma honra fazer o lançamento do meu livro na instituição onde eu leciono desde a primeira turma de Direito, em 2000”, disse ele.
O presidente da Funec, Ademir Maschio, disse que a instituição se sente honrada por ter um corpo docente capacitado, com livros publicados com destaque nacional. A diretora pedagógica da Funec, professora doutora Sâmira Ambar Lins, destacou que os maiores beneficiados pelo conhecimento e competência dos professores são os alunos, pois compartilham de muitos anos de experiência e estudo.
Para participar da aula inaugural, cada aluno doou R$5,00, cuja renda obtida foi revertida para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé. Após a aula, foi realizado um sorteio de 40 livros para os alunos participantes.

Última Edição