POLÍCIA PRENDE 10 PESSOAS EM 15 DIAS POR FURTO
A polícia registrou nas últimas semanas roubos e furtos no Pátio Modelo, local reservado para guardar veículos apreendidos em São José do Rio Preto. Até o ano passado uma empresa mantinha convênio com o Detran, e os veículos apreendidos eram levados para esse local. Mas o convênio foi rompido e os carros estão abandonados.
Em 15 dias, a polícia prendeu 10 pessoas que estavam furtando carros, motos e peças o Pátio Modelo. A área está abandonada e o mato alto encobre vários veículos. Sem nenhuma segurança, o alambrado já foi danificado várias vezes. Os ladrões furtam as motos e as deixam escondidas no mato próximo ao pátio, para depois levar os veículos embora.
O responsável pela área acredita que mais de 200 carros e motos já foram levados por criminosos. “Uma média de oito a 10 ladrões toda noite chegam e roubam os carros. Ainda passa e ameaçam os guardas do local. Então ninguém quer ficar no local”, afirma José Devanir Morino, representante dos responsáveis pelo Pátio.
Em março do ano passado, o Detran rompeu o contrato com os responsáveis por esse pátio e o serviço de guincho e guarda de veículos passou a ser feito por uma outra empresa em um outro endereço. O problema que todos os carros, as motos e caminhões apreendidos até a data do rompimento do contrato acabaram ficando nessa área. “A responsabilidade pelo Pátio Modelo é da Secretaria de Segurança Pública, desde que houve o rompimento contratual. A portaria dava direito ao pátio prestar o serviço, para auferir renda e vigiar os veículos. Houve o rompimento pelo governo e simplesmente foi abandonado”, afirma Márcio Roberto Ferrari, advogado do dono do pátio.
A situação é de abandono da área de mais de 70 mil metros quadrados que abriga cerca de 3,5 mil veículos. Muitos são novos e estão depredados. O carro de Amilton foi roubado no ano passado, mas foi logo localizado pela polícia. O problema é que veículo teve que ficar apreendido durante o processo e, nesta quinta-feira (19), ele foi ao Pátio Modelo buscar o carro, mas ele não está lá. “Fiz uma varredura de uma hora no pátio e não encontrei meu carro, fiquei sabendo que está tendo furto de carros no pátio”, afirma Amilton.
A Secretaria de Segurança Pública diz que preservar o local é sim responsabilidade dos donos do pátio, mas reconhece que a obrigação de retirar os veículos é do próprio governo, que ainda aguarda a definição da empresa a ser contratada para fazer esse serviço. A Polícia Civil informou que investiga os roubos e furtos, e a Polícia Militar disse que faz rondas todos os dias no local, inclusive tendo prendido vários ladrões na área. G1